Picos(PI), 22 de Junho de 2018
Saúde
Carreta de combate a Hanseníase chega a Picos nesta segunda-feira
O veículo realizará atendimento nos dias 21 e 22 de maio
Em 19/05/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” estará em Picos nos dias 21 e 22 de maio, no centro da cidade, na praça Josino Ferreira, onde irá promover consultas e exames gratuitos, para reforçar o processo de diagnóstico e tratamento da hanseníase.


Carreta da Saúde

Com um número menor de casos relacionado ao ano passado, o coordenador Municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, afirma que houve uma diminuição da doença apenas no primeiro trimestre.

“Observamos que os casos baixaram. Só no primeiro trimestre do ano passado, tivemos um aumento de 7% e esse ano, nós tivemos uma diminuição de 4%. Então isso nos deixa contente, pois estamos vendo que essa nossa estratégia está dando certo”. Concluiu.

A Carreta da Saúde, Ponto Final na Hanseníase, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e tem com o objetivo amenizar a doença. A carreta chega a Picos, por receber casos de regiões vizinhas,  se tornando um local com grande número de casos.

Hanseníase é uma doença que pode ser combatida. Para isso, a Coordenação de Controle da Hanseníase atua no diagnóstico e tratamento, através das Estratégias de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, e na sede do Posto de Assistência Médica (PAM), na Rua Sitonho Dantas, número 590, no bairro Catavento.

Segundo Gilberto Valetim, Manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele, dormência, pele ressecada, sensação de formigamento nas mãos nos pés, dores nos nervos dos braços e pernas, são os principais sintomas da Hanseníase.

 

Ascom SMS Picos

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.