Picos(PI), 22 de Junho de 2018
Cidades
Atividades em Sussuapara marcam o 18 de maio e a busca pelo Selo Unicef
A data é mais um elemento para a mobilização da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Em 20/05/2018 por Redação
Tamanho da fonte - +

Abertura das atividades do Selo Unicef em Sussuapara (Foto: João Paulo)

Da Redação

A Prefeitura de Sussuapara, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveu várias atividades ao longo da semana para marcar a passagem do 18 de maio, que é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. A culminância das atividades, na última sexta-feira, também marcou o início das ações em prol da conquista da nova edição do Selo Unicef.

Na segunda-feira (14) foi feita a exibição de filmes para as crianças e adolescentes do povoado Santa Luzia e no decorrer da semana aconteceram palestras nas escolas da rede municipal. O debate procurou reforçar o significado do 18 de maio, chamando atenção para a responsabilidade em garantir a proteção na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e ressaltando a importância do trabalho coletivo nesse enfrentamento.

Na sexta-feira, pela manhã, aconteceu uma blitz educativa na PI que liga Sussuapara a Picos, em frente a sede do Conselho Tutelar do município. Na oportunidade, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social, conselheiros tutelares e alunos, com o apoio do GPM de Sussuapara, distribuíram panfletos de conscientização aos motoristas, motociclistas e pedestres.

À noite, por volta das 19 horas, foi feita a abertura das atividades alusivas ao Selo Unicef, na Unidade Escolar São Sebastião, em Novo Paquetá. Participaram do evento o vice-prefeito Naerton Moura, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jesuíta Araújo, a secretária de Educação, Elisete Rocha, o vereador Antônio Ramiro, a presidente do CMDCA, Gabriela Leal, a articuladora do Selo Unicef em Sussuapara, Laíse Campos, o presidente do Conselho Tutelar, Pedro Nilton, dentre outros. Na ocasião também foram apresentados os membros da equipe de articulação do selo no município.

18 DE MAIO
O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, ES, um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Para o governo, o movimento social brasileiro em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e o UNICEF, a data é mais um elemento para a mobilização da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.