Picos(PI), 23 de Julho de 2018
Saúde
Piauí atinge 87% da meta de vacinação contra a gripe
13 cidades continuam abaixo da média
Em 20/06/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

Vacina da gripe protege contra três tipos de vírus (Foto: Catarina Costa/G1 PI))

Faltando dois dias para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, o Piauí atingiu 87,17% da meta. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), 606 mil piauienses foram imunizados contra a influenza.

De acordo com a Sesapi, 808 mil pessoas dos grupos prioritaritários eram esperadas. Contudo, os municípios estão com problemas para atualizarem os dados e 13 cidades estão com cobertura vacinal abaixo de 60%.

"A procura continua muito grande, até porque este ano tivemos mais casos de H1N1 do que o costume. Todas as 880 mil doses foram distribuídas e estamos cobrando os municípios para uma atualização do número de pessoas imunizadas. Cabe as prefeituras se organizar e montar uma logística para a vacinação", explicou a coordenadora de imunização da Sesapi, Kássia Barros.

A coordenadora destacou que no início da campanha, o estado apresentou problemas pontuais como: a falta de doses nos postos de saúde, inclusive no dia D de vacinação, e de seringas para o público infantil. Segundo ela, nenhuma cidade atingiu a meta das crianças de seis meses a menores de cinco anos.

"É preciso que as pessoas saibam a importância da vacina, que protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. Infelizmente as crianças são as menos imunizadas e alguns postos, como em Teresina, o foco é para o reforço da dose desse público alvo", comentou.

Os grupos alvos da campanha são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade;crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;- população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

G1 PI

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.