Picos(PI), 21 de Julho de 2018
Presidente da APPM desiste da reeleição em sua cidade
Em: 25/02/2016

Foto: Divulgação

Embora em situação confortável junto ao seu eleitorado e desenvolvendo uma administração equilibrada com relação às contas públicas, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Antônio Leal (PSB), decidiu que não será candidato à reeleição este ano. Em seu terceiro mandato de prefeito e no segundo como presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal destaca que a crise que o país atravessa atingiu em cheio as finanças dos municípios, principalmente os de pequeno porte, que dependem quase que exclusivamente dos repasses constitucionais, como FPM e FUNDEB. Contudo, mesmo sem disputar, ele vai participar do processo eleitoral, apoiando o nome do professor e vereador Edilson Brito (PTB) como candidato a prefeito e o do também vereador, Tiago Leal, como candidato a vice.

Programa Wedson Bezerra: Jornalistas participam de debate sobre a política local
Em: 22/02/2016

Gean Carvalho

Fui convidado para participar na manhã de hoje, segunda-feira (22), de um debate no Programa Wedson Bezerra, da Rádio Liderança FM, onde juntamente com os colegas jornalistas Jailson Dias, do Jornal e Portal Folha Atual; Assis Santos, do Sistema de Comunicação de Picos e o próprio apresentador, Wedson Bezerra, analisamos a conjuntura política local. Dentre os pontos abordados a possível polarização entre os pré-candidatos a prefeito, padre José Walmir de Lima (PT) e Gil Marques de Medeiros (PP), como também a possibilidade do surgimento de uma terceira via. A renovação das 15 cadeiras do Legislativo Picoense também entrou na pauta, como também as mudanças que ocorrerão por conta da chamada janela para troca de partido.

Zé Néri se movimenta para fortalecer o seu PTB
Em: 19/02/2016

João Paulo

O Congresso Nacional promulgou no final da manhã de ontem, quinta-feira (18), a Emenda Constitucional 91, que abre espaço para que políticos detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) possam mudar de partido sem a perda do cargo. Tão logo tomou conhecimento da promulgação, o ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa foi até a Câmara Municipal conversar com alguns vereadores para convencê-los a ingressar no seu partido, o PTB. As conversas de Néri com os parlamentares ocorreram tanto nos gabinetes quanto nos corredores, mas as mais demoradas foram mesmo na Presidência do Legislativo, durante e após a sessão ordinária do plenário. Atualmente com duas cadeiras, o PTB visa ao menos duplicar esse número com o ingresso de vereadores picoenses. O vereador José Luís de Carvalho (PSB) afirmou que vai para o partido. Toinho de Chicá (PMDB) é outro cogitado, mas preferiu dizer que ainda está analisando o convite. Ausente na sessão de ontem, Dalva Mocó (PSB) também recebeu o convite e deve mudar de partido.

Fátima Sá recebe convite para ingressar no PTB e assumir presidência do partido
Em: 19/02/2016

João Paulo

Atualmente presidindo a Comissão Provisória do PSDB local, a vereadora Fátima Sá recebeu o convite para ingressar no PTB, durante a visita do ex-prefeito Zé Néri aos vereadores na tarde e noite de ontem. Néri não só convidou a parlamentar para o seu partido, como também garantiu entregar em suas mãos a presidência da agremiação, hoje dirigida pela ex-vereadora, Irmã Bernadete Lopes. Agredecida, a vereadora Fátima Sá limitou-se a dizer apenas que tem tempo para avaliar seu futuro político-partidário.

PSB e PMDB serão os mais prejudicados com as mudanças partidárias
Em: 19/02/2016

João Paulo

Promulgada ontem, a emenda constitucional 91 cria a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que os políticos mudem de legenda sem punição por infidelidade partidária. Dos partidos que tem assento na Câmara de Picos, o PSB e o PMDB serão os mais prejudicados com as mudanças que ocorrerão nos próximos dias. As legendas correm o risco de ficar cada uma com apenas um representante. Estão de malas prontas para deixar o PSB: Renato, que irá para o PRP; Rinaldinho, que vai para o PP; Zé Luís, com ingresso certo no PTB, juntamente com Dalva Mocó (suplente). Valdívia ainda não se decidiu, mas poderá seguir Renato. Iata Anderson, atualmente na Secretaria de Obras, deve permanecer na legenda. Do PMDB devem desembarcar Toinho de Chicá, sem destino certo, mas seus familiares têm preferência pelo PTB; Simão Carvalho e Filomeno Portela (licenciado, exercendo cargo de secretário) receberam convites para ingressarem no PSD, reorganizado no município pelo empresário Araujinho. Mas os dois ainda não se manifestaram oficialmente. O presidente da Câmara, Hugo Victor, vai ficar no partido, que é dirigido pelo tio, Severo Eulálio Filho.

Nerinho mantém apoio político e administrativo ao prefeito de Picos
Em: 19/02/2016

João Paulo

O deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, José Icemar Néri, o Nerinho, esteve em Picos ontem, dia 18, onde participou da solenidade de troca de comando no 4º BPM. Na ocasião ele conversou por alguns minutos com o prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT) e em entrevista à imprensa garantiu que ele e seu partido, o PTB, continuam apoiando a administração municipal. Sobre o compromisso de apoiar a reeleição do prefeito, Nerinho ainda não bateu martelo e disse que isso será avaliado internamente pelo partido no momento certo. Por enquanto, ele afirmou que a prioridade é fortalecer o PTB com o ingresso de novas lideranças.

Tio e sobrinho rompem as relações políticas em São José do Piauí
Em: 19/02/2016

Folha Atual

O cenário político está tendo novos contornos em São José do Piauí, após o rompimento do prefeito Atiano Bezerra Borges com o seu tio, o ex-prefeito Ademar Bezerra de Sousa. Atiano não conseguiu convencer Ademar de desistir de uma nova candidatura a prefeito, onde ele também desistiria da reeleição em favor de um novo nome. Com o rompimento, Ademar (PMDB) continua com a pré-candidatura posta e chamou o vereador Joaquim Manoel (PT) para a vaga de vice. Já o prefeito Atiano, que deixou o PMDB e está organizando o PSD no município, vai apoiar o nome do atual secretário de Saúde, João Bezerra Neto, o Netão, como candidato a prefeito. E ainda conquistou o apoio de Adailson Ferreira (PTB), que disputou com ele a Prefeitura em 2012. Adailson, que é filho do ex-prefeito Chiquinho Jacó, será o vice de Netão Bezerra. Contudo, a batalha do momento é a busca pelo apoio dos vereadores e suplentes, forças importantíssimas numa disputa que promete ser bem acirrada.

Araujinho articula fortalecimento do PSD com ingresso de vereadores
Em: 11/02/2016

Folha Picoense

Os políticos brasileiros, detentores de mandato eletivo, estão contando os dias para a abertura da tão sonhada janela para a troca de partido, principalmente vereadores que tentarão renovar seus mandatos na eleição deste ano. E como Picos não foge à regra, os líderes partidários já se movimentam para atrair o maior número possível de parlamentares. O empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, quer ter participação mais proativa na campanha e já conta com novo partido. Trata-se do PSD, dirigido no Estado pelo deputado federal Júlio César. Especula-se na cidade que quatro vereadores picoenses deverão se filiar no partido, a convite de Araujinho.

Vereador Simão Carvalho pode estar com os dias contados no PMDB
Em: 11/02/2016

 

Dentre os quatro vereadores que estão cogitados a ingressar no PSD, sob a influência de Araujinho, um deles é Simão Carvalho Filho (PMDB), atual vice-presidente da Câmara e campeão de votos na última eleição. Embora não tenha arestas com seus correligionários pemedebistas, Simão diz abertamente que pertence mesmo é ao PA (Partido de Araujinho). Tá explicado, então.

Advogada vai proferir palestra sobre proteção do meio ambiente
Em: 11/02/2016

Divulgação

Vai acontecer no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9 horas da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Picos, uma palestra sobre proteção e preservação do meio ambiente, como dita a Constituição Federal. A palestra, cuja participação dos interessados será gratuita e renderá certificado, vai ser ministrada pela advogada socioambientalista Juliana Guerra, que é presidente da ONG Onda Ambiental.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.