Saúde
Dia Mundial do Diabetes alerta para riscos de cegueira e doença renal
Em 13/11/2025 por Jesika Mayara

(Foto: Freepik)

Neste Dia Mundial do Diabetes (14/11), especialistas alertam para os cuidados da saúde para além do controle da glicose: a condição é uma das principais causas de cegueira e de doença renal crônica (DRC) no mundo e, embora os sintomas sejam silenciosos, o diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar complicações graves.

Nos olhos, o Edema Macular Diabético (EMD) é uma das principais causas de perda visual entre pessoas com diabetes. Uma pesquisa recente realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), sob pedido da farmacêutica alemã Bayer, revelou que, apesar da gravidade da doença, a falta de conhecimento afeta 76% da população latina-americana, que não sabem o que é a retinopatia diabética, causa do EMD. O Edema Macular Diabético compromete a visão central, devido ao acúmulo de líquido na mácula - região central da retina. Os pacientes costumam ter a visão borrada ou distorcida e alterações na percepção das cores.

O tratamento de referência hoje é o aflibercepte 2mg, uma terapia anti-VEGF aplicada por meio de injeções intraoculares que ajudam a reduzir o inchaço na retina e preservar a visão. Uma evolução deste tratamento passou a ser ofertada em 2024, em dosagem de 8 mg por injeção, que permite mais espaçamento entre as sessões de tratamento – o que foi comprovado em estudos que melhora a adesão ao tratamento.

Nos rins, o grande desafio decorrente do diabetes é a doença renal crônica. A condição está diretamente ligada ao impacto da glicose elevada nos vasos sanguíneos dos rins, que, ao longo do tempo, prejudica a filtragem do sangue e favorece a progressão da doença renal.

Estima-se que até 40% dos brasileiros que vivem com diabetes possam desenvolver a doença renal crônica ao longo da vida. Atualmente, a finerenona, uma molécula de nova geração, é capaz de reduzir a progressão da DRC e os riscos cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2. Mais recentemente, resultados do estudo FINE-ONE também apontaram eficácia da molécula em pacientes com diabetes tipo 1, um marco importante após mais de 30 anos sem novas opções terapêuticas para essa população.

 

Cidade Verde

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.