Geral
Cartórios no Piauí passam a emitir CPF após convênio com a Receita Federal
Mais de 40 cartórios estão emitindo o documento que custa R$ 7,00
Em 18/09/2020 por Redação

(Foto: Reprodução)

A Receita Federal firmou convênio com cartórios no Piauí que passam a emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como a segunda via. No estado, mais de 40 cartórios estão emitindo o documento que custa R$ 7.

"Todos os serviços cadastrais relativos ao CPF podem agora ser prestados pelos cartórios. Este foi um convênio firmado em âmbito nacional pela Receita Federal com a associação que representa os cartórios em todo o Brasil e, a partir disso, os cartórios estão aptos a realizar estas operações de CPF", explica o delegado da Receita Federal do Piauí, Eudimar Alves. 

Ele ressalta que a população pode procurar os cartórios para obter desde a inscrição no CPF, a realização de correções e atualizações cadastrais, bem como a emissão da 2ª via e consultas. 

"O serviço que o cartório presta é amplamente conclusivo sem necessidade que o cidadão precise se deslocar à Receita Federal, deslocamento esse que, muitas vezes, significa sair da cidade. Então, a gente pede a população que verifique se na sua cidade, o cartório já está apto a realizar estas operações de CPF",  explica Alves. 

No Piauí, 41 cartórios estão habilitados. Em Teresina, dois dos três cartórios de pessoas naturais, já aderiram. 

"É uma adesão crescente. A gente vê isso como uma comodidade, uma facilitação para a vida do cidadão que não precisará se deslocar mais a nenhuma unidade da Receita Federal para concluir ou regularizar seu CPF", destaca Eudimar Alves.

A solicitação do documento pode ser acompanhada pelo site www.registrocivil.org.br.

 

Cidde Verde

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.