
O Tribunal Regional Eleitoral normalmente atende as solicitações dos juízes eleitorais para reforçarem a segurança nas zonas eleitorais que apresentam histórico de conflito nas eleições. Geralmente são entre 40 e 60 municípios que têm histórico de tensão nas eleições. Na última eleição municipal, em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu reforço na segurança pública para garantir a normalidade do processo eleitoral em 53 municípios do Piauí.
Segundo o TRE-PI, os pedidos foram feitos pelos juízes de cada localidade, que observaram problemas de segurança nos municípios. De acordo com os dados do tribunal, o principal motivo para os pedidos de segurança é evitar violência causada por disputas políticas entre famílias no interior do estado. O comandante geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), coronel Carlos Augusto, informou que este ano vai antecipar o envio de tropas para os municípios que têm conflitos.
Essas cidades foram mapeadas pela PM-PI e começaram a receber reforço desde a semana passada, quando se iniciou a campanha eleitoral.
Diário do Povo
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.