
Um homem de 64 anos foi flagrado na BR-222, em Tianguá/CE, com 66 filhotes de aves silvestres sendo transportados irregularmente. O condutor informou que comprou as aves no Piauí por R$ 6 mil e que estava transportando com intuito de comercializar em feiras livres de Fortaleza/CE.
De acordo com a Policiais Rodoviários Federais, os agentes abordaram um veículo GM/Corsa e, após verificação da documentação pessoal e veicular, eles fizeram uma vistoria no carro. No porta-malas do automóvel foram encontradas caixas de papelão contendo diversas aves em condições degradantes de transporte.
Eram 66 filhotes de aves, sendo 64 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva) e 2 papacapim (Sporophila nigricollis). Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada. Todos eram transportados sem a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente.
Diante das informações obtidas, foi constatado o crime de Tráfico de animais silvestres e Maus-tratos a animais. O veículo, o condutor e os animais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos. Essa é a quarta vez que a PRF detém o suspeito pelo mesmo crime.
A partir de contatos com órgãos ambientais, o ICMbio – Instituto Chico Mendes, sediado na Serra da Ibiapaba, receberá os animais que, em seguida, irão para o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres em Cocal (PI), onde os animais serão reinseridos na natureza após tratamento.
Fonte: 180 graus
picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.