
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou nesta quarta-feira (10) que teve um recorde de doações para o mês de julho, fato que não acontecia há mais de 10 anos. Segundo o Hemocentro, durante todo o mês de julho, 4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi, localizadas em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos, para doar sangue, sendo que 4.090 conseguiram efetivar a doação.
Ainda de acordo o Hemopi, historicamente, os meses de férias são os períodos onde acontecem mais baixas, que podem chegar a até 30%, nos estoques de sangue de todo o país.
“Tivemos mais de 4 mil doações efetivas, um recorde para o mês de julho, onde historicamente há uma queda no número de doações em decorrência do período de férias. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado por nossos colaboradores, parceiros e doadores que priorizam salvar vidas”, afirma o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.
Para atender a demanda hospitalar, já que o Hemopi é o único hemocentro público do Piauí, responsável por abastecer com hemocomponentes todos os hospitais da rede pública e parte da rede privada, é preciso coletar, em média, quatro mil bolsas de sangue mensalmente.
“O número de quatro mil bolsas de sangue coletas por mês é o quantitativo médio necessário para manter os estoques em níveis seguros. Graças ao empenho de toda a população e de todos os colaboradores do HEMOPI esses números vem sendo atingidos mensalmente desde maio do corrente ano, o que nos enche de gratidão", afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Critério básicos para doação
Cidade Verde
picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.