
Após mais um óbito por covid-19 e aumento na positividade de testes em Teresina, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou nesta quarta-feira (3) a abertura de novos leitos no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) para o tratamento exclusivo de pacientes infectados pela doença. A decisão aconteceu após uma nova reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Sesapi. Após a análise os dados dos últimos boletins epidemiológicos, o grupo reforçou as medidas de proteção contra a doença.
“O hospital já tinha quatro leitos específicos para pacientes com covid-19 e agora abriu mais dois. Ficarão agora seis leitos disponíveis para atender quem estiver com a doença”, informou Antonio Luiz, secretário estadual de Saúde.
A Sesapi ainda recomendou que prefeitos e secretários municipais de saúde adotem medidas semelhantes. “Vamos orientar os municípios, no caso da macro região de Parnaíba e Floriano, a também reservarem leitos para covid”, destacou o gestor.
“Estamos em princípio no trabalho de vigilância, recomendando o uso da máscara e higienização das mãos, que são medidas efetivas e eficazes em reduzir a exposição ao vírus”, pontuou o infectologista José Noronha Vieira, diretor do IDTNP e membro do COE.
O especialista concluiu enfatizando a necessidade da população estar atenta a campanha de vacinação contra a covid-19, sobretudo após o Ministério da Saúde incluir um novo grupo prioritário para receber o reforço da vacina bivalente.
“Antes a gente falava de idosos e imunossuprimidos acima dos 12 anos, hoje já falam de gestantes, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Só que a demanda e fornecimento de doses vacinais é progressivo, cabe a cada município fazer o seu plano de ação para intensificar a campanha de vacinação”, finalizou o infectologista.
Cidade Verde
picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.