
Um diagnóstico realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), constatou que 127 municípios piauienses estão enfrentando uma grave “Seca Verde”, situação onde a paisagem está verde mas as plantações não geram colheita, prejudicando o ciclo de safra no estado.
As equipes da Semarh percorreram mais de 4 mil km e apontaram que o fenômeno está prejudicando principalmente as safras de milho, mandioca e feijão, afetando os pequenos agricultores além da atividade pecuarista e de apicultura no Piauí;
Segundo Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, a chamada seca verde tem sido resultado de chuvas irregulares que afetam os recursos hídricos superficiais.
“As visitas técnicas abrangeram as quatro mesorregiões do Piauí. Nas regiões Sudeste e Sudoeste, a equipe encontrou seca grave, caracterizada pela irregularidade das chuvas e o colapso de rios e riachos, secos total ou parcialmente”, disse.
Com a previsão do trimestre entre março e maio deste ano, as chuvas permanecem abaixo da média, mas concentradas apenas na região do norte e centro-norte do estado, marcando temperaturas acima da média.
Como ação, a Secretaria do Meio Ambiente disse ter enviado aos municípios uma nota técnica do Governo do Pìauí com recomendações para combater os efeitos da seca, além de ações para assistência social na população afetada nestas cidades.
Confira a lista de municípios afetados pela Seca Verde;
Fonte: Portal O Dia
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.