Geral
Mais de 22 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no Piauí
Em 15/07/2025 por Redação

(Foto: Ilustração)

Em quase dez anos, mais de 22 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Piauí. Somente no primeiro semestre de 2025, foram 858 filhos sem o nome do pai na certidão de nascimento. Os dados são da Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), que realiza a campanha nacional “Meu Pai Tem Nome” no dia 15 de agosto.

“A campanha é uma ação essencial para garantir o direito à identidade e à filiação. Mais do que um nome na certidão, estamos falando de dignidade, de pertencimento e de acesso a direitos como saúde, educação e convivência familiar. A Defensoria Pública atua de forma permanente para assegurar que nenhuma criança cresça sem o reconhecimento de sua origem”, afirmou a defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar.

A ação visa possibilitar, de forma gratuita e acessível, o reconhecimento de paternidade e maternidade. A campanha vai oferecer sessões de mediação e conciliação, além de orientações jurídicas e exames de DNA para o público em Teresina. Na capital, os atendimentos terão atenção especial às famílias de pessoas privadas de liberdade, que também poderão realizar o reconhecimento voluntário de paternidade e maternidade durante a campanha.

As atividades acontecerão das 8h às 14h, na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua Nogueira Tapety, 138, zona Leste. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelos seguintes números de WhatsApp: (86) 99477-7817 e (86) 9426-1053.

A campanha também será realizada nos municípios de Bom Jesus, Corrente, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Parnaíba. Informações detalhadas sobre os atendimentos em cada localidade e os contatos correspondentes estão disponíveis ao final desta matéria.

Fonte: Cidade Verde

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.