
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, realizou o evento “Memórias e Identidades – Um Encontro de Cultura e Consciência”, em alusão ao Dia da Consciência Negra. O encontro aconteceu no Bistrô Campeiro Hall e contou com a presença do prefeito Erivaldo Lopes, secretários municipais, convidados e a comunidade em geral. Confira Imagens!
A programação teve início com atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, que neste ano trouxe o tema “Nossa Cor, Nossa Força, Nossa História”. A abertura ficou marcada pela apresentação “O Som da Resistência”, seguida pela apresentação da Fanfarra Municipal, além do espetáculo “O Corpo que Dança Conta a História”, performances de dança afro, demonstrações de capoeira e o emocionante Recital de Poemas – “Vozes da Negritude”, enaltecendo a riqueza da cultura afro-brasileira e sua importância histórica.
Em um segundo momento, o público foi agraciado com o lançamento do livro “Os que vêm do Norte”, do escritor santo-antoniense Jailson Klein, que retornou à terra natal para apresentar sua mais nova obra. A noite cultural foi encerrada com música ao vivo, animada pelo cantor Demerval.
%2015_44_35_e8aeadc5.jpg)
Durante o evento, o prefeito Erivaldo Lopes destacou a importância da data.
“Estivemos reunidos na noite desta quinta-feira, 20 de novembro, para celebrar o Dia da Consciência Negra. É um momento de reflexão, mas também de festa, por tudo que conseguimos evoluir nos últimos 500 anos em prol da comunidade negra. Estamos aqui para reafirmar o compromisso da nossa gestão em políticas públicas que valorizem a igualdade racial e que seja contra qualquer tipo de preconceito”, afirmou.
O gestor também ressaltou o prestígio de receber a obra de um escritor da terra. “O segundo momento é o lançamento do livro do nosso conterrâneo, Jailson Klein, escritor renomado, filho da terra, que hoje volta ao município para apresentar mais um belíssimo trabalho que retrata a cultura nordestina”, destacou.
O escritor Jailson Klein falou sobre a relevância de lançar o livro em sua cidade natal e agradeceu o apoio e a todos presentes.
“É um momento muito importante porque esse livro retrata a migração de muitos trabalhadores nordestinos, inclusive da nossa cidade. Moro em São Paulo há mais de 30 anos e conheci muitas pessoas dessa época retratada na obra. É uma história sofrida, de trabalhadores que deixam sua terra em busca de melhores condições de vida em um lugar diferente, enfrentando preconceito e dificuldades. Lançar esse livro aqui é sempre muito especial, e faço questão de trazer minhas obras para minha cidade. Agradeço à Prefeitura Municipal, à Secretaria de Cultura e à Academia de Letras do Vale do Riachão pela parceria”, frisou.
O evento reforçou o compromisso do município com a valorização da cultura, da memória e da identidade do povo santo-antoniense, celebrando a força da ancestralidade e dando destaque à literatura produzida por talentos locais.
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.