Cidades
Prefeitura de Bocaina promove ação do Outubro Rosa com foco na promoção da saúde
Em 22/10/2026 por Victória Saldanha

(Foto: Folha Atual)

A Prefeitura de Bocaina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 22 de outubro, uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa, na Quadra Poliesportiva da cidade.

A iniciativa reuniu participantes em uma programação voltada à promoção da saúde, à conscientização sobre o câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce.

A programação contou com um Treino Ritmado, conduzido pela profissional de Educação Física, Franciane Santos, proporcionando um momento de atividade física, descontração e incentivo à adoção de hábitos saudáveis.

Durante a ação, alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos, coordenados pela professora Gerdane Celene, promoveram um momento de diálogo e orientação com os participantes.

Na ocasião, foram compartilhadas informações importantes sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a realização de exames preventivos e os cuidados necessários com a saúde.

Os estudantes também apresentaram o Meu SUS Digital, aplicativo que facilita o acesso da população a serviços e informações do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente pelo celular, destacando a importância da tecnologia como aliada no cuidado com a saúde.

Um dos momentos marcantes da programação foi o depoimento da dentista Denise Leal, diagnosticada com câncer de mama no início deste ano. Ela compartilhou sua experiência e reforçou a importância de as mulheres estarem atentas aos sinais do próprio corpo, realizarem o autoexame como forma de conhecer as mamas e manterem os exames e acompanhamentos de saúde em dia.

Além das atividades educativas e físicas, foram oferecidos no local serviços de verificação de HGT (glicemia capilar), aferição da pressão arterial (PA) e avaliação de peso (PE), ampliando as oportunidades de cuidado e atenção à saúde dos participantes.

Para encerrar a manhã, foi servido um lanche a todos os presentes, promovendo também um momento de confraternização.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde de Bocaina, Carlos Cristiano, destacou a importância da realização de ações educativas e preventivas durante o Outubro Rosa.

“Nosso compromisso, enquanto Secretaria Municipal de Saúde, é fortalecer cada vez mais as ações de prevenção e conscientização, garantindo que as mulheres tenham acesso à informação, aos exames e ao acompanhamento necessário. O Outubro Rosa é um momento importante para reforçarmos a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, mas esse cuidado precisa acontecer durante todo o ano. Queremos que cada mulher se sinta acolhida, procure os serviços de saúde e compreenda que a prevenção é fundamental para a qualidade de vida. Seguiremos trabalhando para ampliar esse cuidado e oferecer uma assistência cada vez mais próxima da nossa população”, disse.

Folha Atual

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.