
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) se prepara para o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa de 2016. De acordo com o veterinário do órgão, Edilton Pedro, a equipe da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (Usav) de Picos participou de uma reunião na capital, que discutiu sobre a campanha.
A primeira fase da vacinação acontece de 01 a 31 de maio, já a certificação se estende até 15 de junho. O criador que não vacinar ou certificar seu rebanho será multado e não poderá transportar ou vender animais.
“Nesse período que antecede a campanha estamos fazendo as metas, que se trata de visitas em propriedades consideradas de risco, execução de palestras e divulgação da vacinação”, disse o veterinário.
A primeira etapa, que acontecerá em 14 estados e no Distrito Federal, envolve cerca de 139,4 milhões de animais, o que representa 69% do rebanho total brasileiro, de 202,5 milhões de cabeças.
SOROLOGIA
Atualmente o Piauí é considerado zona livre de aftosa com vacinação, diante disso, no segundo semestre de 2016 serão realizados exames sorológicos por meio de amostragem, que têm como objetivo constatar a imunização do rebanho do estado contra a doença.
Ainda segundo Edilton Pedro, constatado a imunização, a vacinação contra aftosa poderá ser realizada apenas em animais até dois anos de idade.
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.