Picos(PI), 24 de Abril de 2024
POLITICA EM PAUTA

Governo resiste à desoneração da folha de pagamento, mas Congresso tem posição definida

Em: 19/01/2024
P40G-IMG-e34b0baa91687357b5b.jpg
(Foto: Divulgação)
O governo mantém resistência em abandonar a ideia de aumentar os encargos sociais sobre a folha de pagamento, porém, o Congresso Nacional demonstra que já tem a decisão final sobre o tema. Nesta sexta-feira (19), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o governo federal se comprometeu a reeditar a medida provisória que reonerava a folha, e que a decisão foi tomada após uma série de negociações envolvendo a equipe econômica e a presidência da República. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no entanto, evitou dizer se a iniciativa citada por Pacheco havia sido realmente acordada. A declaração de Pacheco ocorreu durante um evento com empresários em Zurique, na Suíça. Ele afirmou que a revogação da reoneração foi um encaminhamento já decidido pelo governo federal. “Seria muito ruim, a essa altura, nós revogarmos esse instituto [a desoneração] num momento em que queremos manter a queda do desemprego no nosso país”, disse o presidente do Senado. Em seguida, Haddad disse que a declaração de Pacheco foi uma recomendação, em vez de um compromisso do Poder Executivo. Segundo Haddad, Lula ainda conversará com o presidente do Senado para definir uma solução para o tema. O ministro reiterou ainda que a equipe econômica apoia a reoneração gradual da folha de pagamento, e que o tema deve ser discutido em uma nova rodada de reuniões com líderes partidários da Câmara e do Senado. (Com informações do Portal R7)

TJ abre processo para escolher quatro novos desembargadores

Em: 18/01/2024
P40G-IMG-ae18a80089f58ead110.jpg
(Foto: Ilustração)
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) abriu processo para escolher os quatro novos desembargadores por merecimento e antiguidade. Com as aposentadorias dos magistrados Eulália Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Moura e Ribamar Oliveira, o tribunal terá que fazer a seleção para a vaga de desembargador que é um cargo vitalício e com salário inicial de R$ 37 mil. A vaga de Eulália Pinheiro, primeira mulher a ocupar a mais alta corte do judiciário, será preenchida por merecimento. Por conta disso, a Superintendência de Assistência de Assuntos Institucionais da Magistratura e a Corregedoria analisam os processos de juízes que podem disputar o cargo. Entre as exigências estão produtividade, cursos e presteza. Os juízes cotados por merecimento são: José Vidal de Freitas Filho,  Lucicleide Pereira Belo, Deoclécio de Sousa Silva, Maria Luiza de Moura Mello e Freitas (Vara da Infância e Juventude), Maria Célia Lima Lúcio (titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Fazenda Pública) e Paulo Roberto de Araújo Barros (Juiz da Vara da Família). O juiz cotado para assumir a vaga de Ribamar Oliveira é Antônio Reis de Jesus Nolleto, da 1ª vara do Tribunal do Júri. Já a vaga de Edvaldo Moura, a cotada é Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias, que é juíza de Piripiri. A previsão é que o pleno do Tribunal de Justiça aprove os quatro novos desembargadores no final de fevereiro ou início de março. (Com informações do Portal Cidade Verde)

Receita suspende isenção fiscal a líderes religiosos concedida no governo Bolsonaro

Em: 17/01/2024
P40G-IMG-e1b484bf14e7390d92c.jpg
(Foto: Ilustração)
A Receita Federal suspendeu uma decisão do governo Jair Bolsonaro que garantia a isenção de impostos sobre salários dos ministros de confissão religiosa, como pastores e bispos. A decisão foi assinada pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A isenção tributária aos líderes religiosos foi considerada atípica por não ter passado por avaliação da subsecretaria de tributação da Receita. O ato declaratório que concedeu a isenção foi de autoria do ex-secretário especial do Fisco, Julio César Vieira Gomes, próximo às eleições de 2022. O TCU também investiga o procedimento de Julio Cesar. Julio César foi um dos nomes do governo anterior que atuou para tentar liberar as joias dadas de presente por chefes de Estado estrangeiros ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. As pedras preciosas foram retidas pela Receita Federal. Integrantes da bancada evangélica se posicionaram contra a medida da Receita após determinação do TCU, e atribuíram a mudança ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi uma das parlamentares que usou o "X" (antigo Twitter) para criticar a medida. (Com informações do SBT News)

Bolsonaro e Valdemar conversam após elogio a Lula

Em: 16/01/2024
P40G-IMG-f5d5862a11c5efb1fba.jpg
(Foto: Divulgação)
A crítica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às falas elogiosas do dirigente Valdemar Costa Neto ao presidente Lula (PT) expôs uma fissura na legenda, dividida entre o grupo bolsonarista e a ala "raiz", formada por políticos próximos ao centrão. A avaliação de integrantes da sigla é a de que o presidente do PL não mudará de opinião, mas deve submergir - até mesmo porque está de férias. A crise no partido só não escalou mais porque o Congresso está de recesso, o que reduz a repercussão das queixas de Bolsonaro. Sem mencionar diretamente Valdemar, Bolsonaro falou em "implosão do partido" com "declaração absurda" de "pessoa do partido". A declaração, captada em vídeo, foi feita a apoiadores em sua casa de praia, em Angra dos Reis (RJ). Começou a circular na semana passada um vídeo editado de uma entrevista de dezembro de Valdemar, com trechos em que ele elogia o petista --ele diz, entre outras coisas, que Lula tem prestígio e popularidade. A versão do vídeo que viralizou cortou trechos em que Valdemar também elogia Bolsonaro. Segundos relatos, o ex-presidente e o dirigente do PL conversaram sobre o episódio no final de semana. Pessoas próximas dizem que o ex-chefe do Executivo demonstrou irritação e que Valdemar se justificou, sob a alegação de que o vídeo foi editado. "Confesso que tomei um susto quando vi. Ele tem que cuidar mais quando fala do Lula. Tem que prestigiar quem tornou o PL o maior partido do Brasil, e jamais se preocupar com quem quer acabar com o PL e com Bolsonaro", disse à Folha o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). Valdemar foi amplamente criticado nas redes sociais por apoiadores de Bolsonaro nos últimos dias. (Com informações de Folhapress)

Tribunais de contas podem condenar administrativamente governadores e prefeitos, diz STF

Em: 15/01/2024
P40G-IMG-ed0a7d37b37f10cb876.jpg
(Foto: Ilustração)
Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou entendimento de que Tribunais de contas podem impor condenação administrativa a governadores e prefeitos, quando identificada sua responsabilidade pessoal em irregularidades no cumprimento de convênios de repasse de verbas entre estados e municípios. De acordo com a decisão, o ato não precisa ser julgado ou aprovado pelo poder Legislativo. O ministro Luiz Fux foi o relator do caso. Em seu voto, o ministro observou que, no julgamento do RE 848826 (Tema 835), o STF se limitou a vedar a utilização do parecer do Tribunal de Contas como fundamento suficiente para rejeição das contas anuais dos prefeitos e do consequente reconhecimento de inelegibilidade. Segundo ele, essa decisão não impede o natural exercício da atividade fiscalizatória nem das demais competências dos Tribunais de Contas em toda sua plenitude, tendo em vista a autonomia atribuída constitucionalmente a esses órgãos. O relator ressaltou, ainda, que a imposição de débito e multa decorrente da constatação de irregularidades na execução de convênio, após o julgamento em tomada de contas especial, não se confunde com a análise ordinária das contas anuais. (Com informações do STF)

Vice-presidente Geraldo Alckmin deve cumprir nova agenda no Piauí em fevereiro

Em: 14/01/2024
P40G-IMG-bf6e24688d4ca997c20.jpg
(Foto: Divulgação)
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), tem previsão de desembarcar no Piauí nos dias 23 e 24 de fevereiro. A informação foi confirmada pelo ex-governador Wilson Martins (PT), suplente de deputado federal, responsável pelo convite ao também ex-governador de São Paulo. Está será a segunda vez que Geraldo Alckmin vem ao Piauí, depois de um ano, quando foi empossado como vice no Governo Federal. O vice-presidente esteve no Piauí em dezembro de 2023 quando participou com o governador Rafael Fonteles do lançamento da pedra fundamental dos projetos de usinas de amônia e hidrogênio verde em Parnaíba. Na nova agenda, aguarda-se que Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, anuncie recursos federais para o metrô de Teresina. No segundo semestre de 2023, Rafael Fonteles assinou a ordem de serviço para recuperação e construção de uma nova linha, de 2,5 km, no Metrô de Teresina, e pontuou a intenção de interligar a capital com o litoral, através desta modalidade de transporte. Ainda no Piauí, Alckmin também vai cumprir uma agenda política, e participará de ato de filiação com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. No estado, o presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), José Augusto Nunes, um indicação feita por Wilson Martins, também faz parte da direção do PSB. (Com informações do Portal Cidade Verde)

Lula passa por exames em SP no Hospital Sírio-Libanês

Em: 13/01/2024
P40G-IMG-1ca08ef04ec7e29cfa5.jpg
(Foto: Divulgação)
O presidente Lula (PT) passou por exames de rotina em São Paulo neste sábado (13), que não mostraram alterações em seu quadro de saúde, informou o Hospital Sírio Libanês em boletim médico. Lula, segundo o boletim, foi acompanhado por Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente, e Ana Helena Germoglio. O presidente tinha uma agenda no Rio na tarde desta sexta-feira (12), mas cancelou e viajou de Brasília a São Paulo, sem agenda oficial, onde ficará no final de semana. Em 29 de setembro do ano passado, o presidente foi submetido a uma cirurgia no quadril em Brasília, chamada artroplastia --que é a colocação de uma prótese para tratar sintomas da artrose avançada. Antes da cirurgia, o presidente vinha se queixando de dores desde o período eleitoral, em 2022. Chegou a afirmar que não realizou o procedimento logo depois de assumir para não demonstrar fragilidade e as pessoas acharem que ele estava "velho". A artrose é uma doença associada à perda de cartilagem, uma superfície que recobre as articulações para evitar o atrito entre os ossos. À época, ele também fez uma blefaropastia, que consiste na retirada de excesso de pele das pálpebras. Normalmente, se faz para evitar a aparência de um olho cansado, com a parte de cima das pálpebras caída sobre os olhos. (Com informações de Folhapress)

Lula anuncia Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública

Em: 11/01/2024
P40G-IMG-ed5db8e9cba3e37f7f3.jpg
(Foto: Divulgação)
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta nesta quinta-feira (11) que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski vai assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública em 1º de fevereiro, no lugar de Flávio Dino — novo integrante da mais alta corte do país e que tomará posse em 22 de fevereiro. Lula fez o convite em um almoço com Lewandowski na última segunda-feira (8), data que marcou um ano dos atos extremistas que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Ao fazer o convite, o presidente impôs algumas condições, como a manutenção de determinados secretários da pasta. A reportagem apurou que o ministro aposentado do STF tem o desejo de designar o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto para o cargo de secretário-executivo, o "número dois" do ministério. O atual secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, afirmou aos interlocutores que só fica na pasta se continuar no atual cargo. Ele foi o braço-direito de Dino e ganhou prestígio por sua atuação como interventor federal na segurança pública do Distrito Federal depois dos atos extremistas do 8 de Janeiro. Lewandowski já era considerado o favorito para o posto. (Com informações do Portal R7)
Facebook