Picos(PI), 28 de Março de 2024
POLITICA EM PAUTA

Elmano já trabalha candidatura para Câmara Federal

Em: 08/04/2021
P40G-IMG-c16074f16a0aa3a5a71.jpg
Foto: Ascom
O senador Elmano Férrer (Progressistas) já está em campo e conquistando apoios para a eleição do próximo ano. Só muda a casa parlamentar: do Senado para a Câmara Federal. Elmano tem recebido adesões de lideranças políticas que atuam no interior do estado. Esta semana, vereadores e ex-prefeito de São Julião, além de grupo político de Alegrete, confirmaram apoio à candidatura do senador à Câmara Federal. Grupo político importante no município levado ao escritório político de Elmano, em Teresina, pelo ex-senador João Vicente Claudino, presidente do PTB no Piauí, e o deputado estadual Nerinho (PTB). João Vicente já está engajado no projeto eleitoral de Elmano para 2022. (Com informações de Elivaldo Barbosa)

Estava escrito que um dia seria governador, diz Marcelo Castro sobre Firmino

Em: 07/04/2021
P40G-IMG-45d6137784063b9dc93.jpg
Foto: Divulgação
O senador Marcelo Castro (MDB) lamentou durante sessão no Senado, a morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Castro disse que "estava escrito" que o ex-gestor um dia seria governador do Piauí e elogiou seu passado político. "Uma pessoa jovem e com passado mais do que brilhante. Um homem muito inteligente e um grande gestor. Uma grande perda para a sociedade piauiense e um homem que estava escrito que um dia seria governador do Piauí", afirmou durante a sessão que aprovou a prorrogação da entrega da declaração do Imposto de Renda até julho. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também lamentou a morte do ex-prefeito. O corpo do ex-prefeito foi velado em uma funerária na avenida Miguel Rosa até às 7h30 desta quarta-feira. De lá saiu em cortejo por várias ruas de Teresina até o cemitério Recanto da Saudade onde acontece o enterro. (Com informações de Hérlon Moraes)

Bolsonaro diz que, caso aprovada, Sputnik V poderá ser fabricada no Brasil

Em: 06/04/2021
P40G-IMG-4e4bc2dcd2e08638ef0.jpg
Foto: Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a vacina contra a Covid-19 Sputnik V poderá ser fabricada no Brasil caso seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi divulgada pelo próprio presidente através de seu perfil em uma rede social na tarde desta terça-feira, 6, quando Bolsonaro publicou um vídeo feito após uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar sobre a aquisição da vacina. Ao lado do presidente, estavam o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. “Logicamente, dependemos, ainda, de resolver alguns entraves aqui no Brasil e estamos em contato com as demais autoridades, entre eles a Anvisa, de como nós podemos efetivamente importar essa vacina”, disse Bolsonaro, que completou: “Esperamos, caso aprovada a vacina Sputnik, que venhamos a produzi-la no Brasil”. Com informações da Jovem Pan

Ex-presidente Lula toma a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Em: 03/04/2021
P40G-IMG-9c61b4655175dcb7f5b.jpg
Foto: Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (3). Lula havia recebido a primeira dose há exatas três semanas, no dia 13 de abril. A aplicação do imunizante foi realizada em São Bernardo do Campo, cidade em que ele reside, em um posto drive-thru. Lula tem 75 anos de idade, a vacinação de idosos nessa faixa etária, entre 75 e 76 anos, começou no próprio dia 13 de março. Lula, portanto, recebeu a primeira dose logo no primeiro dia em que ela foi liberada para a sua faixa etária. (Com informações da CNN Brasil)

Bolsonaro vai aguardar todos serem vacinados para decidir se toma a vacina

Em: 02/04/2021
P40G-IMG-b133ec3168aba2c0275.jpg
Foto: Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, dia 1º, que irá decidir se vai se vacinar ou não contra a Covid-19 “depois que o último brasileiro for vacinado”. A declaração foi dada em sua live semanal, transmitida pelas redes sociais. No Distrito Federal, a vacinação de pessoas com 66 anos, idade do chefe do Executivo federal, começará amanhã, dia 3. O vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros da Economia, Paulo Guedes, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, já foram vacinados. “Está tendo uma discussão agora de que vou me vacinar ou não. Eu vou decidir. O que eu acho? Já contraí o vírus. O que acho que deve acontecer? Depois que o último brasileiro for vacinado, se estiver sobrando uma vacina, aí eu decido se me vacino ou não. Esse é o exemplo que um chefe tem que dar.”, disse Bolsonaro. Ao comentar duas notícias de jornais argentinos sobre a pobreza na Argentina, o presidente também criticou as medidas restritivas adotadas por prefeitos e governadores para conter a transmissão do vírus. (Com informações da Jovem Pan)

Deputado Merlong Solano testa positivo para a Covid-19

Em: 31/03/2021
P40G-IMG-38a3071290eef4ebd7c.jpg
Foto: Divulgação
O deputado federal piauiense Merlong Solano (PT) informou ontem (30) que testou positivo para Covid-19. Com a notícia, o parlamentar indicou que cumpre o isolamento social em sua residência. Merlong Solano foi submetido a uma tomografia e afirmou que sentiu os primeiros sintomas do novo coronavírus na segunda-feira da semana passada e que ficaram persistentes nove dias depois. Ele declarou que ficará em isolamento por 14 dias, ressaltando ainda que os sintomas são leves, porém com quadro rouquidão. (Com informações de Efrém Ribeiro)

Vice-presidente Mourão toma vacina contra covid-19 em Brasília

Em: 29/03/2021
P40G-IMG-ac1837bff85ca891270.jpg
Foto: Bruno Batista
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, tomou hoje (29) a primeira dose da vacina CoronaVac contra covid-19, em Brasília. A CoronaVac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e administrada em duas doses, com intervalo de até quatro semanas. Mourão, que tem 67 anos, foi atendido em um dos pontos de vacinação drive thru da capital. Por meio das redes sociais o vice-presidente se manifestou assim: "Hoje fiz minha parte como cidadão consciente e recebi a primeira dose da vacina contra a COVID-19 (Coronavac). Espero que, em breve, o maior número possível de vacinas chegue à população brasileira."

Governadores querem mais ajuda financeira para enfrentar pandemia

Em: 27/03/2021
P40G-IMG-beedca74be2aacdb28b.jpg
Foto: Ilustração
Em reunião nesta sexta-feira (26), em Brasília, com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG),  governadores de 23 estados e do Distrito Federal manifestaram preocupação em recompor o Orçamento Geral da União, aprovado na quinta pelo Congresso, com quase três meses de atraso e com R$ 43 bilhões a menos que o aprovado para o ano passado. Os governadores estão preocupados com condições de habilitação de novos leitos em hospitais para tratar casos de covid-19 e querem que o governo federal mantenha a regra de 2020 para habilitação e pagamento de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e clínicas. Além disso, querem garantir sustentabilidade no atendimento aos doentes internados na rede pública de saúde e com insumos, especialmente medicação para sedação e oxigênio para o tratamento de casos graves do novo coronavírus. Na parte social e econômica, os governadores pressionam para uma aprovação de novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600, mesmo valor pago pelo governo federal no início da pandemia no ano passado. (ABr)
Facebook