Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Política

Governador inaugura obras de abastecimento e esgotamento em União

Com os investimentos, a cobertura de esgotamento sanitário em União chegou aos 96%

22/09/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-5b76893f74472cd6c4.jpg (Foto: CCOM PI)
P40G-IMG-5b76893f74472cd6c4.jpg (Foto: CCOM PI)

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (22), obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de União. O chefe do Executivo estadual esteve acompanhado pelo presidente da Agespisa, Genival Sales, e pelo diretor de Engenharia da companhia, Carlos Augusto Costa de Oliveira.

A construção do sistema de abastecimento de água de União foi executada pela Agespisa e recebeu investimentos de R$ 1,3 milhão, recursos do Governo do Estado e da própria empresa. A população agora conta com um novo sistema de captação de água e uma nova estação de tratamento de água (ETA). Com tecnologia desenvolvida pela Agespisa, a ETA compacta tem capacidade para tratar 70 litros por segundo. A estação já existente foi reformada, garantindo duas opções para a produção de água na cidade.

O escritório local, que atende à população e faz a administração da operação dos sistemas de água e esgoto, também passou por reforma, proporcionando mais conforto para funcionários e clientes.

“A estação de tratamento de água e o sistema de captação de União atingiram a capacidade máxima de produção devido ao rápido crescimento da cidade. Com os investimentos realizados, a capacidade agora fica renovada pelos próximos 20 anos”, destacou Genival Sales.

O sistema de esgotamento sanitário de União teve um salto significativo de cobertura com as obras inauguradas hoje. Com recursos do Governo do Estado, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da própria Agespisa, a cobertura de esgotamento sanitário chegou aos 96%, o que coloca a cidade entre as mais saneadas do país.

Foram investidos R$ 25 milhões na construção de uma estação de tratamento de esgoto, seis estações elevatórias, implantação de 95 quilômetros de rede coletora e 5.800 ligações prediais.

“Hoje entregamos obras que trazem melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde de toda a população de União”, ressaltou o governador Wellington Dias.

 

CCOM PI

Facebook