Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Geral

Piauí deve passar por onda de calor extremo até o fim de novembro

Saiba como se proteger

29/09/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-e674cdd4ddfade0215.jpg Piauí deve passar por onda de calor extremo até o fim de novembro, diz climatologista (Foto: Márcio Silveira/EPTV)
P40G-IMG-e674cdd4ddfade0215.jpg Piauí deve passar por onda de calor extremo até o fim de novembro, diz climatologista (Foto: Márcio Silveira/EPTV)

O Piauí deve enfrentar uma onda extrema de calor a partir do mês de outubro, segundo o climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Werton Costa. A previsão é que a incidência de radiação solar e a passagem de uma massa de ar seco potencializem a temperatura no estado.

De acordo com Werton Costa, a retirada de vegetação, a quantidade de estruturas de concreto e asfaltos são fatores humanos que contribuem para a concentração de radiação e aumento da sensação de calor.

"A variação vai ser mais percebida na região central do país, mas quando essas massas de ar, que nesse período são predominantemente secas, se movimentam, tendem a aumentar a pressão e as áreas que registram os maiores picos de calor são aquelas que recebem uma grande quantidade de radiação solar e é agravado pela concentração dessas massas", explicou.

O climatologista afirmou que com o aumento dessas massas há uma percepção de calor devido ao aquecimento do ar.

Acima dos 40°C
Segundo Werton Costa, os maiores picos de temperatura vão ser registrados já no final de setembro e devem seguir até a metade de novembro. No Piauí, as cidades mais distantes do mar vão sentir mais os efeitos do calor extremo.

"Esse tipo de ar seco impede a entrada de nuvens de chuva e existe uma tendência de deixar a temperatura extremamente desagradável", disse o climatologista.

O especialista explicou ainda que mesmo que algumas cidades não cheguem aos 40° C a sensação térmica será de calor intenso.

"Cada cidade tem suas especificidades. Pedro II, por exemplo, se chegar a 38°C já é brutal para ela, porque é uma cidade acostumada com temperaturas mais suaves", disse.

Como driblar o calor

Neste período, é importante que sejam adotadas estratégias para diminuir os efeitos da baixa umidade do ar dentro e fora de casa.

Conforme Werton, a situação de umidade deve perdurar até a passagem dos meses de calor intenso na região Nordeste.

"A recomendação é usar roupas leves e de tons claros, evitar atividade física após as 10h e antes das 16h, pois existe uma tendência do corpo perder mais água nesse horário", recomendou o climatologista.

Werton recomenda manter o corpo continuamente hidratado. "De preferência com água, mas sucos e frutas também são uma opção. O uso de protetor solar nesse período também é indispensável", orientou.

 

Fonte: G1

Facebook