Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Hospital Regional Justino Luz realiza mutirão de cirurgias ortopédicas

A ortopedia é uma das especialidades que possui a maior demanda na unidade de saúde

29/09/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-1be2db5acbcfa1dc00.jpg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-1be2db5acbcfa1dc00.jpg (Foto: Ascom)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus as cirurgias eletivas (cirurgias agendadas e que não tem caráter de emergência) foram suspensas seguindo o protocolo de prevenção da covid-19. Com isso alguns pacientes que já aguardavam por uma cirurgia e os demais que deram entrada no setor nesse período, tiveram que aguardar, com isso o número de leitos ocupados no setor da ortopedia aumentou.

De acordo com o coordenador do setor de ortopedia do HRJL, o médico ortopedista José Ayres Junior, a ortopedia é uma das especialidades que possui o maior número de demandas no Justino Luz e a entrada de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e quedas de animais é cada vez maior. “Além de ajudar a dar vazão aos leitos, conseguimos adiantar o atendimento em mutirão, eram 22 leitos ocupados com pacientes à espera de cirurgia.”

Segundo a diretora geral, Samara Sá, o objetivo do mutirão é proporcionar atendimento em curto período e liberar os leitos de ortopedia da unidade prestando um atendimento humanizado à população. “Assim, evitamos a longa permanecia de pacientes na unidade, dando maior rotatividade aos leitos cirúrgicos do hospital, tendo em vista que esse é referência de cirurgias ortopédicas para Picos e a macro região.” Finalizou Samara.


Outra melhoria que contribuiu para agilizar as cirurgias foi a conclusão da reforma dos três centros cirúrgicos do hospital e mais um que está em fase de conclusão. O coordenador Ayres Junior explica ainda que agora as cirurgias eletivas votarão a serem realizadas normalmente com a média de 3 a 4 por dia, intercalando com as cirurgias de emergência.

Equipe

Compuseram o mutirão, a equipe de ortopedia do Hospital Regional Justino Luz – ortopedistas José Ayres Junior, Rennan Xavier, Flávio Hermano e Fábio Martins ;anestesiologista Daniela Modesto ; instrumentadores Jefferson Santos e Edgilson Expedito ; Manoel Firmino supervisor de material ortopédico; enfermeiros; técnicos de enfermagem ; equipe de limpeza e maqueiros.

Ascom

Facebook