Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Artigos

HRJL recebe premiação internacional pelo tratamento de AVC

A premiação avalia que os hospitais estão aptos para o atendimento do AVC

06/10/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7a5eef97d6cc1606d7.jpg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-7a5eef97d6cc1606d7.jpg (Foto: Ascom)

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, foi premiado com o certificado Ready Hospital Awarded to 2020 em reconhecimento ao compromisso do hospital e profissionais comprometidos com a qualidade do atendimento de pacientes com AVC (acidente vascular cerebral). A premiação aconteceu no último dia 23 de setembro através de vídeo conferência, por conta da pandemia da Covid-19.

O Ready Hospital Awarded To é um prêmio entregue pelo Instituto Angel e pelo laboratório Boehringer Ingelheim. O Angels é um grupo internacional que surgiu na Alemanha, com representantes no Brasil, que tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento de pacientes que chegam às urgências, vítimas de AVCs.

O diretor técnico do Hospital Justino Luz, neurologista Tércio Luz, explica como o hospital conseguiu conquistar esse certificado de referência em atendimento a pacientes vítimas de AVC. "Em janeiro de 2020, o primeiro paciente com AVC isquêmico foi trombolisado e a partir daí conseguimos, ao longo desse ano, fazer 13 trombólises, um número altíssimo tendo em vista a capacidade  de atendimento do hospital, que atende Picos e macrorregião".

Tércio Luz explica ainda como é o tratamento. "A trambólise é uma medicação venosa feita no paciente na chegada ao hospital, ainda no início dos sintomas e até quatro horas e meia após, que permite a abertura do vaso cerebral, evitando assim, sequelas graves e salvando vidas", conta.

A premiação avalia que os hospitais estão aptos para o atendimento do AVC quando têm a estrutura mínima e monitora os dados, e tem reconhecimento nacional e internacional. Para um serviço de saúde participar do Prêmio Angels é necessário registrar os atendimentos na plataforma Sits-QR. O Sits (Safe Implementations of Treatments in Stroke) é uma colaboração internacional sem fins lucrativos orientada para a pesquisa.

As equipes de profissionais do Hospital Regional Justino Luz envolvidos no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento nos meses de julho e agosto com instrutores do Instituto Angel. Com isso, foi possível diminuir o número de mortalidade desses pacientes e também de sequelas graves da doença.

Tércio aponta ainda que, por conta da gestão organizada e com comprometimento, foi possível conseguir treinar as equipes, adquirir a medicação necessária e ganhar o prêmio em um curto espaço de tempo, que foi de apenas seis meses. "Essa implementação foi positiva graças ao empenho de todos do hospital: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, maqueiros, recepcionistas, porteiros e demais colaboradores, sendo que, outros grandes hospitais do interior de outros estados só conseguiram essa premiação após 2 anos de trabalho", destaca o médico.

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, a premiação é fruto do empenho de todos, gestores e equipes, em ofertar um bom atendimento. Ele comemora, pois o Justino Luz é o primeiro no estado do Piauí a receber esse reconhecimento e se tornar referência no tratamento de AVC. "Estamos sempre investindo na estruturação do hospital, capacitação dos colaboradores e segurança no ambiente hospitalar para garantir um acolhimento com resolutividade. Esse êxito que o hospital conquistou é uma vitória para a saúde do Piauí, assim como para os colaboradores da casa. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente para toda população de Picos e região", avalia.

Lorena Sales - ASCOM HRJL

Facebook