Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Pesquisadores encontram ovo de crocodilo de 110 milhões de anos em Simões

A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Paleontologia

01/11/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8daf6ac2ba8fc15baa.jpeg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-8daf6ac2ba8fc15baa.jpeg (Foto: Reprodução)

Uma parceria entre professores pesquisadores da Universidade Federal do Piauí  (UFPI de Picos), Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral-CE), Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-CE), e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Botucatu-SP), possibilitou a descoberta de um ovo do período Cretáceo, que tem aproximadamente 110 milhões de anos, e provavelmente pertence a um indivíduo do grupo dos crocodilomorpha.

A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Paleontologia e faz parte da dissertação de mestrado da aluna Dayanne Abreu, que teve orientação dos professores Dra. Maria Somália Sales Viana (UVA) e Dr. Paulo Victor de Oliveira (UFPI-Picos).

O material foi coletado em rochas da Formação Romualdo na bacia do Araripe que afloram no município de Simões.

Segundo um dos autores da pesquisa, o Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas da UFPI em Picos, o material foi analisado por meio de tomografia.

“Trata-se de uma grande descoberta para a paleontologia. E o fato de ter sido encontrado em território piauiense é muito gratificante! O material recebeu uma análise por meio de tomografia e as imagens mostram a presença de um conteúdo no interior do ovo que lembra bastante um embrião de crocodilo. Além disso, foram feitas análises na casca, que apresentou o mesmo padrão presente nas cascas de ovos de animais desse grupo”, disse.

 

Fonte: Cidades na Net

Facebook