Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Climatologista explica incidência de chuvas em novembro

Confira previsão para este final de semana

20/11/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-1c0627045f0beae6a9.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-1c0627045f0beae6a9.jpg (Foto: Cidades na Net)

Novembro trouxe consigo alguns dias regados a fortes chuvas e até mesmo granizo, o que gerou estranhamento por parte dos piauienses. A equipe do OitoMeia conversou com o professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, onde ele explicou como ficará a previsão do tempo para os próximos dias na grande Teresina e no Estado do Piauí.

De acordo com o climatologista, o mês de novembro apresenta para a maior parte do Piauí condições pré-estacionais, que são condições atmosféricas que possibilitam a chegada de chuvas, com distribuição mais concentradas na faixa Sul e Centro Sul do Estado do Piauí.

“Nos últimos dias, o Nordeste tem recebido alguns sistemas atmosféricos. Seja, a atuação de um ciclone subtropical que provocou algumas chuvas bastante concentradas, seja mais recentemente a atuação de uma frente fria. A entrada desse ar polar pelo Sul da Bahia, instabilizou boa parte do Nordeste brasileiro, inclusive gerando impactos para a cidade de Teresina, com chuvas bastante pontuais”, declara Werton Costa.

O climatologista trouxe ainda a previsão para este final de semana e afirma que terá redução nesse padrão de cobertura de nuvens no céu.

“Até as 11h dessa sexta-feira (20), o Piauí, principalmente a faixa que vai do médio Parnaíba aos cerrados e sertão, estavam em condição de alerta laranja, que requer um certo cuidado, principalmente para quem trafega nas estradas, e para quem mora em área de risco. Pois dentro dessa área muito ampla do Sul, existe a possibilidade de temporais. Pedimos que cada cidadão acompanhe a previsão diária para se atualizar sobre as condições atmosféricas do período”, finaliza o climatologista.

De acordo com o site ClimaTempo, a previsão para este final de semana (21 e 22/11) em Teresina é de máximas de até 32° e mínimas de 23°. Com sol e poucas nuvens, além de chuvas rápidas.


Fonte: Oito Meia

Facebook