Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Hemocentro de Picos está operando com baixa no estoque de 60%

08/01/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-276f2bc26d25cbfd9d.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-276f2bc26d25cbfd9d.jpg (Foto: Reprodução)

A pandemia por Covid-19 trouxe reflexos para o Hemocentro Regional de Picos, tendo em vista, a redução drástica no número de doações de bolsas de sangue. Se passaram quase dez meses depois do surgimento da doença no Piauí e, em janeiro de 2021, a queda no estoque tem chegado a 60%.

A assistente social do Hemocentro de Picos, Valdenia Leite Barros da Silva, destaca que foi necessário adotar estratégias para atrair os voluntários à esta prática em favor da vida, como o chamamento via telefone.

“Desde o início da pandemia, o número de doações no Hemocentro de Picos caiu bastante, enquanto que o número de transfusões continua enorme. Diante desta realidade, estamos convocando os doadores através de ligações telefônicas ou pelas redes sociais. Ainda sim, o número tem sido reduzido”, pontua a assistente social.

Valdenia Leite Barros da Silva ressaltou que a situação de baixa no estoque é ainda mais grave nos grupos sanguíneos de fatores negativos.

Agendamento

Para facilitar a comunicação entre doadores e Hemocentro, o telefone da instituição: (89) 3412-0704 - está sendo disponibilizado para agendamento prévio, evitando assim aglomerações.

O Hemocentro Regional de Picos funciona para doações nos horários de 8h às 12h, e de 13h às 17h. Em se tratando das transfusões, a instituição de saúde funciona em regime de plantão 24h.

Requisitos para ser um doador

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

-Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

-Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

-Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

-Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

-A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.

-O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 Impedimentos definitivos para doar sangue?

-Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

-Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

-Uso de drogas ilícitas injetáveis;

-Malária

Facebook