Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Servidores cobram salários que Walmir Lima não pagou

Ex-prefeito de Picos deixou centenas de servidores efetivos sem receber o salário de dezembro

18/01/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-d87dd21583aa1bf9e2.jpg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-d87dd21583aa1bf9e2.jpg (Foto: Ascom)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) realizou na manhã desta segunda-feira, 18, um ato público em frente à Prefeitura, cobrando os pagamentos dos salários de 269 servidores que ficaram ser receber os seus vencimentos pelo mês de dezembro de 2020.

 A dívida foi deixada pelo ex-prefeito, Walmir Lima (sem partido), e equivale a cerca de R$ 396 mil.

Em seu pronunciamento, a vice-presidente do Sindserm, Edna Moura, cobrou esclarecimentos sobre o porquê o ex-gestor ter deixado a dívida, além de questionar a atual gestão do prefeito, Gil Paraibano, quando será solucionada os pagamentos dos salários dos servidores que estão passando dificuldades.

“O atraso salarial atinge assistentes administrativos, auxiliares, eletricistas, pintores, merendeiras, vigias, zeladores, entre outros. Em resumo, são trabalhadores que recebem os menores salários da administração municipal. E a situação é gravíssima, pois essas pessoas sentem-se angustiadas por não possuírem dinheiro para honrarem com seus compromissos mais urgentes, como fazerem compras de medicamentos na farmácia ou alimentos de supermercado e de pagar suas contas”, ressaltou Edna.

A sindicalista informou também que, em consultas aos portais públicos oficiais (Tesouro Nacional e Fundo a Fundo), o sindicato constatou que já existem repasses suficientes de recursos destinados as contas do Governo Municipal, que permitem efetuar o pagamento dos salários atrasados.

Ela destacou que se não houver a efetivação dos pagamentos, uma nova reunião entre os servidores prejudicados acontecerá na próxima quinta-feira, 21, na sede do SINDSERM para novas decisões sobre o assunto. Entre as possibilidades, será discutido novas paralisações e até greve.

A Prefeitura de Picos se posicionou sobre a paralisação. Confira nota:

Na manhã desta segunda-feira, 18 de janeiro, o prefeito municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, recebeu em frente à sede da Prefeitura, diversos manifestantes filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM). Durante o ato, os sindicalistas reivindicavam o pagamento de salários dos servidores da Educação de Picos, ocupantes dos cargos de Assistente Administrativo, Vigia, Zelador e Merendeira, referente ao mês de dezembro de 2020, que foram deixados de pagar pela gestão passada. O prefeito de Picos, Gil Paraibano, falou aos presentes e também em entrevista à imprensa que se solidariza com a situação dos servidores, e está aberto ao diálogo, também afirmou que a manifestação é legítima e direito dos trabalhadores, ao mesmo tempo solicitou paciência, pois assumiu a gestão a apenas 18 dias, está tomando conhecimento da situação financeira da administração municipal e disse que recebeu o município com diversos débitos da gestão passada, dentre eles, o reivindicado na manifestação. Contudo, o gestor se solidariza com os servidores, e mesmo não sendo um problema gerado pela administração atual, com base na situação financeira do município irá buscar a solução para resolver o problema em questão.

 

Picos 40 Graus com informações Ascom Sindserm

Facebook