Picos(PI), 23 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Queiroga destaca que vacinação contra a gripe ajudará a aliviar sistema de saúde

Ministério da Saúde prevê a imunização de 80 milhões de pessoas e avalia que a medida é essencial para diminuir a sobrecarga do sistema de saúde

12/04/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ad4904044c8cae2535.jpg Ministro Marcelo Queiroga (Foto: Agência Brasil)
P40G-IMG-ad4904044c8cae2535.jpg Ministro Marcelo Queiroga (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde realizou nesta segunda-feira (12) coletiva de imprensa para anunciar o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O evento contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga, que frisou a importância da campanha ser bem sucedida para reduzir a sobrecarga do sistema público de saúde.

Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa tende a evitar que pessoas desenvolvam quadros graves de outras doenças por conta da contaminação pelo vírus da influenza.

“Nós sabemos que, apesar de não ter o mesmo impacto sobre a saúde [do que a Covid-19], a gripe pode levar os subgrupos específicos a desenvolver síndromes respiratórias agudas graves”, afirmou o ministro. “É imprescindível que tenhamos essa campanha bem sucedida como tivemos ano passado, em concomitância com a campanha de vacinação contra a Covid-19”.

 A pasta da Saúde investiu R$ 1,2 bilhão na aquisição de doses da vacina trivalente contra a influenza. A expectativa é que a cobertura vacinal mantenha a média alcançada na campanha de imunização de 2020, quando 90% do grupo prioritário foi vacinado. No ano passado, apenas os subgrupos de crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas não atingiram a expectativa de vacinação. 

A primeira etapa da campanha deste ano começa hoje com a imunização de crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, indígenas, gestantes e profissionais da saúde. Esta etapa valerá até o dia 10 de maio. Na segunda fase da campanha, que acontece entre 11 de maio e 8 de junho, serão vacinados idosos e profissionais da educação.

A população em geral e demais grupos prioritários serão imunizados entre 9 de junho e 9 de julho. O governo federal espera vacinar cerca de 80 milhões de pessoas que integram o grupo prioritário. 

Os grupos prioritários são:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores de saúde;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Professores;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança, de salvamento e armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo de passageiros;
Funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação;
Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação;
População privada de liberdade;

As vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan A vacinação contra o vírus Influenza vai até o dia 9 de julho.

Fonte: CNN Brasil

Facebook