Picos(PI), 17 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

100 DIAS: SMS ampliou Postos de Vacinação, zerou filas na Central de Marcação e instalou Academias de Saúde

Secretário Aldo Gil faz avaliação positiva e pretende realizar vários projetos e ações na Saúde de Picos

19/04/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4945f7a958b173f5d8.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-4945f7a958b173f5d8.jpg (Foto: Reprodução)

O secretário municipal de Saúde, Aldo Gil de Medeiros, falou sobre a ampliação de Postos de Vacinação em relação a Covid-19, como também sobre a instalação de novas Academias de Saúde, a realização de Chamamento Público e outros assuntos.

Ele informa que nesses primeiros dias, a gestão conseguiu a instalação de mais duas academias de Saúde para o município, sendo uma delas no Junco, na praça do PCC e outra no Cristovinho que ainda se encontra em fase de instalação, mas que será inaugurada em breve.

Em relação a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município de Picos, o secretário relembra do problema ocorrido em relação a aglomeração nas filas em um dia específico. Ao tempo que Aldo relata que naquele período o município estava seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da SESAPI para realizar a vacinação, e ainda, que o município recebia doses insuficientes para atender aquele público alvo.

“Conseguimos aprovar uma Lei na Câmara, onde pudemos pegar a rédea da vacinação e aplicar o nosso próprio cronograma para a vacinação contra o coronavírus aqui em Picos. Depois que fizemos as nossas mudanças e passamos a planejar junto com o nosso corpo técnico, e ouvindo também a diversos entes da sociedade organizada, conseguimos organizar de maneira satisfatória e estamos dando andamento a vacinação de maneira tranquila e sem aglomerações e sem filas. Desde o dia que efetuamos essas mudanças não tivemos mais nenhum tipo de problemas. Já estamos vacinando os idosos de 68 anos ou mais e vacinando também vários públicos alvos que são específicos, como as forças policiais, pacientes do Instituto do RIM e entre outros”, explicou Aldo Gil.

Após essa autonomia dada a Saúde do município para conduzir a vacinação contra a Covid-19, o secretário juntamente com o corpo técnico da Coordenadoria de Imunização ampliaram os postos de vacinação. O município agora conta com a modalidade Drive-Thru realizada em dois locais, Av. Severo Eulálio e Av. Beira Rio, assim como os Postos montados nas Escolas, PREMEM no Canto da Várzea; U. E. Cel. Francisco Santos no bairro Bomba e CETI Mário Martins no bairro Junco.

Central de Marcação de Consultas

Para assumir as vagas referentes aos cargos de marcação de consultas o secretário afirmou que foi montado um corpo técnico para realizar os serviços, e hoje, contam com sete profissionais agilizando o processo e segundo o secretário a fila de espera está praticamente zerada. “Em torno de 80% a 90% dos exames que são ofertados na marcação não temos praticamente fila de espera. Acabamos com todos aqueles outros problemas que eram corriqueiros na Central de Marcação”, disse o gestor.

Prestadores de Serviço do SUS

Aldo Gil destaca que essas clínicas que prestam serviço ao SUS são essenciais e apesar de serem particulares existe a parceria em que os mesmos são como um braço da Secretaria de Saúde.

“Tivemos o cuidado de regularizar as dívidas existentes, apesar de serem de outra gestão, tivemos que dar o princípio da continuidade. Efetuamos esses pagamentos na ordem de R$ 2.600.000,00 reais e ganhamos uma credibilidade com eles. É tanto que agora, a procura para o credenciamento foi bem maior, se tornando o recorde histórico de Picos para o credenciamento no chamamento público”, disse o secretário.

Aldo Gil avalia como positivo as primeiras ações realizadas à frente da Secretaria, contudo destaca que ainda há muito o que se fazer pela frente. “Nós temos um caminho longo a percorrer, muitos projetos e planos bacanas para a Saúde de Picos, e espero estar realizando eles em breve com a ajuda dos nossos senadores”, finalizou Aldo Gil.

Fonte: CCOM

Facebook