Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Economia

Crescimento do PIB do Piauí é quatro vezes maior que o do Brasil, aponta projeção

A economia piauiense terá crescido 34,5% de 2010 a 2022, a segunda maior alta do País

24/05/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-40a7f738bca9b94026.jpg A soma de esforços visa, fundamentalmente, crescer em oportunidades e qualidade de vida ao povo Piauiense (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-40a7f738bca9b94026.jpg A soma de esforços visa, fundamentalmente, crescer em oportunidades e qualidade de vida ao povo Piauiense (Foto: Divulgação)

O Piauí alcançará o segundo maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), entre as 27 unidades da Federação do Brasil, segundo projeção realizada pela MB Associados, empresa de consultoria que presta serviços na área de análise macroeconômica. No levantamento, que considera o acumulado entre os anos de 2010 e 2022, o Piauí aparece com um crescimento de 34,5%, índice quatro vezes maior que a média nacional de 7,9%. O primeiro lugar do ranking é o estado do Mato Grosso, que aparece com 41,1%, no período citado. Os dados foram divulgados pelo site G1, da TV Globo.

O PIB é a soma das riquezas produzidas em nível nacional, estadual ou municipal. No caso do Piauí, o bom resultado reflete uma combinação acertada de fatores complexos. O agronegócio pujante, com foco na produção de soja, é um dos destaques na economia. Investimentos maciços em infraestrutura, com construção de estradas, pontes e outros equipamentos, também contribuem para o crescimento econômico.

A consultoria, de acordo com o G1, estima que as novas fronteiras agrícolas que foram surgindo, especialmente na regia?o do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), ajudam a contar a narrativa de desenvolvimento desses estados. Para 2021, a projeção da MP é que o PIB do Piauí cresça 3,99%, o quarto maior índice do Brasil.

Destaca-se ainda o esforço do governo para garantir, mesmo em meio à pandemia mundial do coronavírus, investimentos em educação, inclusão social, além da atração de parcerias público-privadas para explorar potencialidades econômicas, nunca antes trabalhadas, como a geração de energia renovável, turismo, cultura, serviços, mineração e comércio.

Para o coordenador do PRO Piauí, secretário de Fazenda Rafael Fonteles, o crescimento do PIB mostra que o Piauí anda no caminho certo. “Um crescimento de 34,5%, cerca quatro vezes o crescimento da média nacional. É sinal de que estamos no caminho certo do desenvolvimento, do crescimento econômico, da geração de emprego”, afirmou Fonteles.

O desempenho da economia piauiense reflete as medidas de âmbito social e político, para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano do estado. A soma de esforços visa, fundamentalmente, crescer em oportunidades e qualidade de vida ao povo piauiense.

CCOM Governo do Estado

Facebook