Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Educação

UFPI retoma aulas presenciais de cursos no campus de Teresina

No entanto, as aulas teóricas continuarão online

21/06/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-f3a68b92db087c86ff.jpg UFPI retoma aulas presenciais de cursos no campus de Teresina (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-f3a68b92db087c86ff.jpg UFPI retoma aulas presenciais de cursos no campus de Teresina (Foto: Reprodução)

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retoma aulas presenciais de quatro cursos ofertados no campus de Teresina. A partir desta segunda-feira(21), alunos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária retornam às aulas práticas de parte das disciplinas. No entanto, as aulas teóricas continuam online.

As aulas voltam a ocorrer em laboratórios, espaços esportivos do Campus, no Hospital Universitário e em unidades de saúde. 

A liberação aconteceu depois que o Comitê Gestor de Crise da Universidade, que é o órgão consultor da administração superior para o tema Covid, aprovou os protocolos de biossegurança apresentados pelas coordenações dos cursos e direções dos centros. 

Em novembro as aulas do semestre 2020.1 retornaram de forma remota e em fevereiro foi aprovado o cronograma que foi ratificado há 15 dias pelo Comitê Gestor de Crise. O primeiro semestre de 2021 deve iniciar as aulas em agosto. 

Como essas disciplinas foram todas ofertadas para ocorrerem neste semestre 2020.2, a Universidade honra sua obrigação de dar as condições necessárias ao cumprimento das atividades. Nenhuma disciplina ofertada deixará de ser ministrada", destaca o vice-reitor, Viriato Campelo.

Ele pontua ainda que o retorno gradual está sendo possível devido à vacinação contra a covid para trabalhadores em Educação e para alunos da área da Saúde em atividades teórico-práticas, conforme calendários anunciados pelo município, que receberam recentemente a primeira dose das vacinas.

A UFPI frisa que as turmas estão organizadas em pequenos grupos e cumpre os protocolos sanitários para pessoas e limpeza de ambientes, também haverá monitoramento das condições de saúde de estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados envolvidos na volta às atividades.

A entrega de EPIs é feita pelas coordenações dos cursos, após receberem itens como máscara cirúrgica, avental, luva e touca da Pró-Reitoria de Administração, que, em parceria com a Prefeitura Universitária, também realiza desde o final de 2020 a instalação de pias, tótens com álcool em gel e tapetes sanitizantes em áreas de livre circulação no Campus de Teresina.

 

Disciplinas práticas liberadas 

Neste primeiro momento, estão sendo liberadas as práticas da Disciplina Citologia Clínica, para 19 estudantes do 9º período do Curso de Farmácia. Na Educação Física, as disciplinas serão Natação I, Lutas em Educação Física, Basquetebol I e Atletismo I e Primeiros Socorros, para um total de 64 alunos, que frequentarão as práticas em grupos de no máximo 8 estudantes. Já na Medicina Veterinária, a disciplina a retornar atividades de natureza presencial é Clínica Cirúrgica, também ofertada na modalidade híbrida e que necessitava finalizar as atividades presenciais como pré-requisito para avançar aos períodos seguintes. 

 

Medicina

O curso com mais disciplinas a retornar às práticas é Medicina, com reinício de atividades presenciais para doze disciplinas, prioritariamente, as de referência ao ciclo clínico, para alunos do 3º ao 8º período. No retorno gradual das atividades práticas, no HU/UFPI e em Unidades de Saúde ocorrerá respeitando os protocolos sanitários e de biossegurança desses locais. Os alunos do Internato (estágio curricular obrigatório), do 9° ao 12° ciclo, já haviam recomeçado atividades práticas desde setembro de 2020.

Para o próximo semestre, com o avanço da vacinação, a expectativa é que mais cursos ofertem novas disciplinas na modalidade híbrida, ampliando a disponibilidade de atividades presenciais aos alunos. Há também a expectativa para o retorno das disciplinas clínicas ligadas a cursos de saúde da Universidade, especialmente Odonto e Medicina.


Com informações da UFPI e Portal Cidade Verde

Facebook