Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Educação

Professores e alunos da UESPI lançam livro sobre Radiojornalismo e covid-19

23/06/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-146fcf6c100e8d355b.jpg Lançamento aconteceu de forma online (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-146fcf6c100e8d355b.jpg Lançamento aconteceu de forma online (Foto: Divulgação)

 

Foi lançado na noite desta terça-feira (23 de junho) o livro Radiojornalismo e pandemia no Sertão Central do Piauí. Ele traz uma série de pesquisas sobre comunicação, rádio, radiojornalismo e como os profissionais de imprensa falada de Picos agiram e agem durante o período da pandemia de COVID-19.

O livro tem organização dos professores da UESPI – Universidade Estadual do Piauí – Evandro Alberto de Sousa e Orlando Maurício de Carvalho Berti e foi publicado pela EdUESPI – Editora da Universidade Estadual do Piauí.

A obra conta com seis capítulos que falam como as emissoras de rádio que têm programação jornalística e ecoam a partir da cidade de Picos se portaram e se portam durante o período da pandemia de COVID-19. Os textos do livro são de autoria de Ana Caroline de Oliveira Morais, Géssica Lima Feitosa Dos Santos, Luana de Sousa Rodrigues Moura, Myvrian Hazy Braga de Araújo e Vinícius da Silva Coutinho, que atuam como acadêmicos e pesquisadores na área de Comunicação, e também do professor Orlando Berti.

“A UESPI é a universidade que mais forma os filhos dos pobres, que mais está próxima às demandas sociais do Piauí. Esse livro é uma resposta a tudo isso e também mostra a qualidade da pesquisa que a gente vem fazendo. O livro traz pesquisas densas de um alunado compromissado com as questões sociais contemporâneas”, relatou o professor Evandro Alberto, um dos organizadores do livro. Ele também é reitor da instituição e, durante todo o pensamento e feitura da obra, dividiu seus trabalhos no comando da universidade com sua presença em sala de aula.

 

Por conta da pandemia o livro foi lançado de maneira virtual por meio do Canal do YouTube do professor Orlando Berti (www.youtube.com.br/orlandoberti).

O livro está disponível gratuitamente para ser baixado: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/view/53/46/284-1. “Procuramos disponibilizar o livro gratuitamente como uma forma de dar respostas à sociedade sobre pesquisas em um tempo tão complicado como este”, destacou o professor Orlando Berti.

“Fazer parte da construção deste livro foi muito gratificante. Estávamos na disciplina de Radiojornalismo e quando surgiu a ideia de fazermos os ensaios eu não pensei duas vezes. Sou da pesquisa e adoro esses desafios. E essa foi uma oportunidade maravilhosa para trabalhar com os professores Orlando e Evandro, ainda mais, por ser uma temática tão atual e de grande importância”, destacou o acadêmico Vinícius Coutinho que, assim como também as colegas-autoras do livro já têm grande currículo em pesquisas e atividades de pensamento sobre fenômenos comunicacionais do Piauí.

Foi muito gratificante o processo de escrita. Poder escrever sobre algo que entendemos a importância e seu significado para a sociedade, contribuindo assim de forma positiva para o campo da pesquisa, é uma honra. Gratidão aos nossos orientadores por essa oportunidade ímpar”, destacou Géssica Santos, também autora do livro.

 

A live de lançamento contou com a presença de quase 400 pessoas e continua disponível por meio do canal no YouTube do professor Orlando Berti.

SERVIÇO

LIVRO: Radiojornalismo e pandemia no Sertão Central do Piauí

ORGANIZADORES: Evandro Alberto de Sousa e Orlando Maurício de Carvalho Berti

AUTORAS E AUTORES DOS CAPÍTULOS: Ana Caroline de Oliveira Morais, Géssica Lima Feitosa Dos Santos, Luana de Sousa Rodrigues Moura, Myvrian Hazy Braga de Araújo, Orlando Maurício de Carvalho Berti e Vinícius da Silva Coutinho

NÚMERO DE PÁGINAS: 172

EDITORA: EdUESPI, 2021.

Facebook