Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Secretária Estadual do Meio Ambiente visita a Capadócia Piauiense e Cidades de Pedras

Os lugares ficam situados nos municípios de de São João da Canabrava, Bocaina e São José do Piauí do Piauí

28/06/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-1d554684528cae7d89.jpeg A visita técnica tem por objetivo tornar a área uma unidade de conservação (Foto: Moura Alves)
P40G-IMG-1d554684528cae7d89.jpeg A visita técnica tem por objetivo tornar a área uma unidade de conservação (Foto: Moura Alves)

 

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, esteve no município de São João da Canabrava, Bocaina e São José do Piauí do Piauí, dia 23 de junho (quarta-feira), em visita técnica a área popularmente conhecida como Cidades de Pedras e Capadócia Piauiense.

Em São João da Canabrava, a visita ocorreu ao Geopark Cidade de Pedras, área marcada por grande beleza cênica caracterizada por formações rochosas que através da erosão da água e do vento esculpiram paredões areníticos dinâmicos e cercados de rica geodiversidade e destacado patrimônio natural.

"A Capadócia Piauiense apresenta um conjunto gigantesco de vales profundos e altas formações rochosas em formato de torres que lembram as "Torres de Fada" da Turquia, mas, é o Piauí no seu estado mais puro e natural, de belezas infinitas", destaca a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

"Essa primeira visita é de reconhecimento de campo. Identificamos que existe duas áreas alvos: uma na região de São José do Piauí e outra em São João da Canabrava. Essa primeira visita foi para verificar os principais pontos de interesse cênico e os desafios geomorfológicos. Após isso tem a etapa de escritório onde vamos aprofundar os estudos sobre os atributos naturais para também realizar a categorização da unidade de conservação, se de proteção integral ou de uso sustentável", pontua o auditor.

Estiveram presentes na visita técnica ao Geopark Cidade de Pedras os Auditores Fiscais Ambientais da Semar Felipe Gomes e Grattyelle Teles; o consultor em geoprocessamento do CGEO/Semar, Marco Aurélio Lira; o professor José Francisco; os guias de turismo Josely Clementino e Dionísio Ecologista; os vereadores José Gregório e Elisânia Bezerra; os Secretários do município de São João da Canabrava Cláudio Roberto (Turismo) e Petrônio Isidoro (Meio Ambiente).

Com informações da ASCOM da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos

 

Facebook