Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Social

Tarifa Social: 147 mil piauienses podem perder desconto de até 65% de energia

O desconto vai até os 220kWh consumidos. No Piauí, 482 mil clientes são cadastrados nos mais de 224 municípios

16/07/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-06f19e58a077360497.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-06f19e58a077360497.jpg (Foto: Cidades na Net)

 

A Equatorial Piauí faz uma alerta para que 147 mil piauienses não percam o desconto no programa de Tarifa Social na conta de energia. O risco existe porque estes clientes estão com cadastros desatualizados.

A Tarifa Social é um programa do Governo Federal que permite o desconto de até 65% na conta de energia de clientes das distribuidoras pelo Brasil. Quanto menor o consumo, maior o desconto na fatura. Para famílias indígenas e quilombolas que consomem até 50kWh/mês, a redução é de 100%. O desconto vai até os 220kWh consumidos. No Piauí, 482 mil clientes são cadastrados nos mais de 224 municípios.

De acordo com a Equatorial, todos os 224 municípios apresentam clientes com cadastros desatualizados, onde os maiores em número de cadastros vencidos e a vencer inscritos na tarifa social de energia elétrica, são: Teresina: 29.202 clientes / Parnaíba: 4. 797 clientes /Picos: 3450 clientes / Piripiri: 3353 clientes / Floriano: 2211 clientes. A vencer em 2021: Teresina – 1419 clientes / Parnaíba 2952 clientes / Picos – 1851 clientes / Piripiri: 1662 clientes e Barras- 1564.

Agora em julho, a Equatorial Piauí destaca dados relevantes sobre atualização necessária de cadastros destes beneficiados pelo programa da Tarifa Social, onde 147 mil clientes estão com cadastros já desatualizados. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o prazo de exclusão por desatualização de cadastro apenas até o final de setembro deste ano.

 

Como atualizar o cadastro

Essa atualização cadastral a cada 2 anos pelos beneficiados é obrigatória e faz parte do conjunto de regras do programa implementado pelo Governo Federal. O responsável pelo NIS deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua residência/município para efetuar a regularização do cadastro. Caso o cliente não consiga o deslocamento até o CRAS, o cliente consegue se recadastrar também no site da SASC, no link: https://www.tsee.com.br/pi

A Equatorial Piauí pede aos clientes que fiquem atentos ao alerta enviado na fatura de energia, comunicando previamente que precisa fazer a atualização do NIS nos CRAS. A comunicação é feita no campo “Notificação de Reaviso de Vencimento / Mensagem” e por meio de um “carimbo/selo” na fatura de energia, com o objetivo de chamar atenção do cliente sobre a necessidade de realizar o recadastro, como os selos identificado abaixo: ‘’Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’’ e aos clientes já desatualizados, aparecerá o selo “Benefício da Tarifa Social Cancelado ‘’

De acordo com a consultora de relacionamento Patrícia Araújo, ter o NIS válido é fundamental para garantir o recebimento do desconto da Tarifa Social, referente ao consumo de energia elétrica. “Estamos fazendo esse alerta a população, pois sabemos a diferença que o benefício da baixa renda faz no orçamento das famílias piauienses. Importante que os clientes fiquem atentos ao prazo, à sua fatura com o selo identificado e procurem o CRAS mais próximo para atualizarem suas informações para manter o desconto na fatura de energia”.

Com informações do Portal Cidade Verde

Facebook