Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Simões não registra mortes provocadas pelo novo coronavírus há quase um mês

19/07/2021 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-47f9ab0a76f56cb2a8.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-47f9ab0a76f56cb2a8.jpg (Foto: Reprodução)

Pela segunda vez neste ano de 2021 Simões poderá ficar felizmente novamente um mês sem registrar mortes em decorrência do agravamento dos sintomas do novo coronavírus.

O óbito mais recente registrado pela Secretaria Municipal de Saúde do município simonense aconteceu no dia 21 de junho, há 28 dias.

Anteriormente, entre os dias 19 de maio e 21 de junho, Simões já havia ficado 32 dias sem o registro de falecimentos ocasionados pela COVID-19.

Conforme o último Boletim da SMS, desde o início da pandemia já foram notificados 2.881 casos suspeitos do coronavírus, sendo que 1.653 foram descartados através da realização de exames.

Até agora 1.218 moradores do município simonense testaram positivo para COVID e desse total cerca de 1.177 se recuperaram da doença, o que corresponde a um índice de recuperação de 96,33%.

Atualmente a Secretaria de Saúde monitora dois casos suspeitos e um paciente está internado no Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos.

Infelizmente 17 pessoas já perderam a vida para o coronavírus no município de Simões desde o início da pandemia.

Vacinação

Conforme números atualizados do Vacinômetro da SMS, já foram aplicas em Simões 7.250 doses das vacinas contra a COVID-19, sendo que 4.966 moradores receberam a primeira dose e 2,284 a segunda dose dos imunizantes.

Decreto

Atualmente está em vigor no município de Simões um Decreto do prefeito, Zé Ulisses (Progressistas), que prever a adoção de medidas restritivas, até o próximo dia 26 de julho, para conter a disseminação da pandemia da COVID-19 no município de Simões.

Está proibida durante a vigência do Decreto a realização de festas, eventos, atividades sociais, o funcionamento de casas de show e qualquer atividade festiva pública ou privada em ambiente aberto ou fechado.

Nesse período também não poderão ser realizadas atividades de cunho associativo sindical, banhos públicos em açudes, barreiros, piscinas públicas similares e atividades de agentes financeiros na zona urbana e rural.

O Decreto da Prefeitura de Simões proíbe ainda a realização de eventos esportivos de natureza pública ou particular, circulação de crediaristas e vendedores ambulantes oriundos de outros municípios.

Essa proibição é estendida a atividades de grupos de idosos e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

No que diz respeito ao comércio em geral e salões de beleza e barbearias, esses estabelecimentos estão autorizados a funcionar das segundas-feiras aos sábados até as 18h00min.

Já lanchonetes e pizzarias poderão abrir de segunda a domingo até as 22h00min, sendo que aos domingos a abertura será permitida somente após as 16h00min.  

As medidas restritivas adotadas pelo prefeito Zé Ulisses, para barrar o coronavírus, preveem ainda que bares, trailers e depósitos de bebidas terão a permissão para abrir de segunda a sábado, até o horário das 22h00min.

Em relação à Feira da Agricultura Familiar e a feira de animais de pequeno porte, essas só poderão acontecer aos sábados a apenas até o horário do meio dia.

As academias de ginásticas foram autorizadas a funcionar até as 21h00min de segunda a sexta-feira.

No Decreto consta ainda que templos religiosos poderão celebrar missas e culto, de segunda a domingo, com 50% de sua capacidade total, mas apenas uma vez por dia e com a duração máxima de duas horas.

A realização de atividades de recreação infantil está permitida apenas das quintas-feiras aos domingos até o horário das 22h00min.

Conforme o Decreto do prefeito, Zé Ulisses, será permitido o funcionamento normal sem restrições apenas de atividades consideradas essenciais como: farmácias, drogarias, borracharias, postos de combustíveis, revendedoras de gás e padarias.

No que tange as aulas, na rede pública e privada, as mesmas deverão ocorrer de maneira híbrida de segunda-feira ao sábado.

O Decreto finaliza informando a adoção de toque de recolher, até o dia 26 de julho, a partir das 23h00min.

 

 

Fonte: Portal O Povo
 

Facebook