Picos(PI), 16 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Sussuapara lança campanha de busca ativa escolar

A ação tem como tema �

30/07/2021 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-082cde780635d6fe6f.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-082cde780635d6fe6f.jpg (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Sussuapara, através das secretarias municipais de educação, assistência social e saúde, em parceria com o Conselho Tutelar, lançou a campanha de busca ativa escolar com o tema “Nem 1 fora da escola”.

O lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 30 de julho, onde foi apresentado o plano de ação. O mesmo é resultado de um diagnóstico da situação vivenciada pelas escolas, onde pode-se traçar estratégias e ações a serem executadas em curto e longo prazo com a finalidade de resgatar esse alunado, bem como garantir o acesso e a permanência do mesmo dentro da escola.

Durante o pontapé inicial da campanha, professores e gestores escolares puderam discutir a realidade do município, assim como o plano de ação proposto.

O plano conta com a formação de uma equipe intersetorial, que contará com membros do CRAS, da saúde, Conselho Tutelar e da educação, que visitarão as famílias dos alunos não assíduos as atividades, entregando as cartilhas e orientando sobre a importância da educação.

“É importante ressaltar, que nosso papel enquanto Educação, é apoiar pais e alunos no desenvolvimento do ensino aprendizado, mas que é necessário a participação da sociedade e dos responsáveis pelos educandos na garantia do direito a educação”, disse a secretária municipal de educação, Jesuíta Araújo Rocha.

Ainda de acordo com Jesuíta, a campanha conta com o apoio fundamental da Prefeitura de Sussuapara, que segundo ela, prima pela educação das crianças e adolescentes do município.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia muito útil para ajudar a garantir os direitos de todo cidadão, em especial o direito à educação. Mas só é efetiva com o envolvimento de todas as políticas públicas (Prefeitura, Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras) e com a participação e o engajamento ativo da sociedade. E é nesse sentimento de engajamento que convido todos os parceiros a se unirem, no esforço de avançar cada vez mais no enfrentamento da exclusão escolar e na concretização da educação como direito inalienável.

Facebook