Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Santa Cruz prioriza cuidados com a primeira infância e incentiva o aleitamento materno

Município realizou hoje o encerramento do Agosto Dourado, com destaque também para as ações da campanha Amar, Brincar e Cuidar, do Programa Criança Feliz

31/08/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-363c63939cdb092d94.jpg (Foto: João Paulo Leal)
P40G-IMG-363c63939cdb092d94.jpg (Foto: João Paulo Leal)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

Por meio de um esforço intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação, a Prefeitura de Santa Cruz do Piauí promoveu na manhã de hoje, dia 31, o encerramento das atividades relacionadas ao Agosto Dourado, que tem por objetivo principal incentivar o aleitamento materno. Também foram abordadas as ações da campanha ABC (Amar, Brincar e Cuidar), do projeto Criança Feliz. Confira Àlbum!

As atividades foram realizadas no Ginásio Poliesportivo Municipal, com a presença de várias autoridades da cidade, como o prefeito Francisco Barroso de Carvalho Neto, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Glaucia Portela, as secretárias Marinalva Gonçalves, da Educação e Selva Carvalho, da Saúde; os secretários Francisco Geneval Gonçalves (Administração), Erlando Moura (Agricultura), Gilson Muniz (Esportes), Dagmar Araújo, coordenadora do Criança Feliz; Francimeire Pinheiro, representando a Secretaria Estadual de Assistência Social, bem como os vereadores Neném Moura (presidente da Câmara), Morse Martins, Neto Moreira, Raimundo Neto, Totó Pinheiro, o ex-prefeito Jurandir Martins, dentre outros.

O mês de agosto é alusivo ao Agosto Dourado, celebração que integra as ações de proteção à Primeira Infância, incluindo as ações de atenção ao aleitamento materno. “O trabalho conjunto fortalece as ações e seu alcance junto à população santa-cruzense. A soma de esforços é característica da gestão do prefeito Barroso Neto e tem gerado resultados positivos, por isso é tão importante nos reunirmos para tratar de assuntos como o incentivo ao aleitamento materno”, ressalta a secretária Gláucia Portela.

“O leite materno salva vidas, por isso ele é muito importante. Amamentando, a mãe evita que o filho adoeça e constrói um vínculo afetivo muito maior com essa criança”, avalia o médico Renato Guilherme durante roda de conversa que também contou com a participação de Letícia e Aurilene, que ainda destacaram a importância não só do aleitamento materno mas também da alimentação complementar saudável. 

Na ocasião, algumas mães também posaram voluntariamente para registros fotográficos amamentando sua prole, representando o Mamaço 2021. Já as mães Francisca e Rafaela deram depoimentos emocionantes de como o programa Criança Feliz contribuíram com o desenvolvimento infantil de seus filhos.

O PROGRAMA
A atenção à primeira infância do Programa Criança Feliz tem como sua finalidade o desenvolvimento integral da criança através de ações de apoio e orientação parental à estimulação precoce atrelada ao fortalecimento de vínculos. “É de suma importância somarmos as campanhas a favor da proteção e do cuidado na primeira infância, sendo o aleitamento materno um dos pilares do desenvolvimento infantil”, comentou o prefeito Barroso Neto. 

Em Santa Cruz do Piauí, o Criança Feliz conta com cinco visitadoras, que realizam visitas domiciliares para levar orientações de promoção ao desenvolvimento infantil, atendendo gestantes, crianças de 0 a 3 anos ou de 0 a 6 anos, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Facebook