Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Programa Volta ao Novo é lançado em Simões

14/09/2021 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-bb626ac050711dfce2.jpg Prefeito com primeira-dama e secretária de educação (Foto: simoesonline)
P40G-IMG-bb626ac050711dfce2.jpg Prefeito com primeira-dama e secretária de educação (Foto: simoesonline)

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no sábado, 11 de setembro, o lançamento do Programa ‘Volta ao Novo’ (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais).

O Programa é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a Prefeitura Municipal, e que tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

O programa consiste numa preparação socio-psicicológica para educadores na volta as aulas, e está organizado em cinco módulos focados em macrocompetências – Abertura ao Novo; Autogestão; Resiliência emocional; Amabilidade e Engajamento.

O evento de lançamento do programa Volta ao Novo, aconteceu na quadra poliesportiva e contou com a participação dos profissionais da rede e autoridades municipais. Ao todo serão realizados com os profissionais da rede municipal cinco formações, onde cada uma abordará sobre uma macrocompetência.

Na ocasião, foram realizadas apresentações conduzidas pelos estudantes da rede municipal, como dança, música, poesia e coreografias musicais, além de apresentações literárias.

Em seu discurso, o prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, elogiou as apresentações, ressaltou a importância do programa Volta ao Novo, no desenvolvimento de competências socioemocionais , bem como parabenizou a secretária de Educação, Íris Elaine, pelas parcerias e trabalho realizado em prol da Educação de Simões.

Prefeito parabenizou secretária pelo trabalho e falou sobre 14º salário para professores

O gestou ainda destacou a atuação dos professores da rede no processo de ensino aprendizagem, quando falou o pagamento do 14º salário. “Reconhecemos e valorizamos nossos profissionais de educação, que atuam com excelência, sempre buscando superar os desafios, principalmente, nesse período de pandemia, onde tiveram que se reinventar para fazer o melhor por nossa educação. Dizer do nosso compromisso com a educação de Simões, onde estamos sempre a desenvolver melhorias dentro do setor. Foi criado a Lei 173, onde pretendo presentear aos educadores no final do ano com o 14º salário, mas preciso ainda da autorização de órgãos competentes”, disse Zé Wlisses.

A secretária de Educação, Íris Elaine, falou sobre a importância do programa. “É com muita satisfação que aderimos ao programa “Volta ao Novo”, criado pelo instituto Ayrton Senna, durante a pandemia da covid-19, visando dar apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas, isto no sentido de  auxiliar no planejamento do ensino remoto e a retomada das aulas presenciais a partir uma visão do desenvolvimento pleno da educação integral”, explicou.

A gestora da pasta ainda agradeceu a coordenadora, Eneyde Reis, pelo comprometimento e dedicação à frente do programa. E também fez referência a fala de Viviane Senna – Presidente do instituto Ayrton Senna para destacar sobre a necessidade do programa. “Ninguém aprende a escrever de maneira informal ou a calcular sem querer. Assim também qualquer habilidade socioemocial precisa ser desenvolvida de maneira intencional, organizada e planejada”, citou.

O chefe de gabinete, Magno Dantas, também se pronunciou. “Quero parabenizar o prefeito e a secretária de Educação pela adesão ao programa. Programa esse muito importante para esse momento vivenciado, então que vocês possam aproveitar a oportunidade e que todos abram os braços e o coração para as formações e que coloquem em prática nas suas atividades todo aprendizado”, frisou.

A primeira formação do programa abordou sobre a macrocompetência, Resiliência Emocional, que foi ministrada pela neuropsicóloga, Dra. Helane Machado Fernandes.

A Resiliência Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções demonstrando equilíbrio e controle sobre as reações emocionais.

Estiveram presentes do prefeito José Wilson, o  Zé Wlisses, a secretária de Saúde, Isamária Dantas, a secretária de Educação, Iris Elaine Dantas, os vereadores , Luciano Cesar (presidente da Câmara), Pedro Custódio, Joaquim Honório (Ademir), além do chefe de gabinete, Magno Dantas, secretária de Cultura, Ana Gardênia Macedo, controlador do município, Francisco Donizete Pereira, articuladora do Programa Volta ao Novo, Eneyde Reis e o presidente do Concelho do FUNDEB, Ronael Carvalho, dentre outros.  

 

Fonte: cidadesnanet e Fotos: simoesonline

Facebook