Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Saúde

Ministério da Saúde suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

17/09/2021 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-446a15ecd785af2bb4.jpg (Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde)
P40G-IMG-446a15ecd785af2bb4.jpg (Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde)

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, anunciou nesta quinta-feira (16), que o Ministério da Saúde enviou nota técnica para as secretarias estaduais de Saúde com mudanças na vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Na nova normativa, o Ministério da Saúde exclui os adolescentes que não possuem comorbidades da relação do público vacinável.

Florentino Neto adiantou que o governador Wellington Dias, presidente do Fórum dos Governadores, e os secretários estaduais de Saúde já iniciaram tratativas com o ministério para que as crianças e adolescente, com e sem comorbidades, sejam imunizadas contra a doença que já matou mais 589 mil brasileiros e 6.983 piauienses.

“O Ministério da Saúde revisou a vacinação dos adolescentes levando em conta os dados de uma pesquisa que revela que a maioria dos jovens sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam sintomas leves ou são assintomáticos para a doença. No entanto, mesmo com essa justificativa, vamos lutar para que todos os nossos jovens sejam vacinados. Os pais merecem ter a segurança de enviar seus filhos para a escola com tranquilidade”, destaca o gestor.

A orientação do Ministério da Saúde é que sejam imunizados apenas os adolescentes, de 12 a 17 anos, com deficiência permanente, comorbidades, gestantes e puérperas e aqueles privados de liberdade.

“Aqui no Piauí nos antecipamos e já estamos enviando, antes mesmo do ministério distribuir os lotes, as doses para começar a vacinação deste público”, aponta o secretário. 

O secretário de Saúde, Florentino Neto, lembra ainda que 54 municípios já estão vacinando crianças e adolescentes.

 

Cidade Verde

Facebook