Picos(PI), 17 de Abril de 2024

Matéria / Política

Governador afirma que ICMS não causou aumento na gasolina

21/09/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-c5c3cfe5fb04626e72.jpg (Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com)
P40G-IMG-c5c3cfe5fb04626e72.jpg (Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com)

O governador Wellington Dias (PT) afirmou na noite desta segunda-feira (20) que o aumento do preço dos combustíveis no Brasil é um problema nacional e não tem relação com os estados e o ICMS (tributo estadual). A declaração é uma resposta às críticas feitas nos últimos meses, inclusive por membros do governo federal, que apontam os governadores como responsáveis pelo preço cobrado no litro da gasolina atualmente. 

“Se olharmos os últimos 12 meses vamos perceber que nenhum estado da federação, nem mesmo o Distrito Federal deu qualquer aumento para o ICMS do combustível. Ou seja, e de lá para cá nós tivemos um aumento de 40% no valor do combustível. Significa que, dizer que a culpa é dos estados e do Distrito Federal é uma grande mentira”, disse. 

Ainda de acordo com Wellington Dias, os governadores estão dispostos a dialogar com o governo federal em busca de uma solução para barrar os constantes aumentos. 

“Para a gente resolver o problema temos que tirar a mentira da frente. Neste caso, Estados e municípios estamos sim preocupados com a escalada dos preços, com o aumento dos preços e não apenas dos combustíveis. Queremos uma solução. Queremos ajudar, mas queremos em primeiro lugar restabelecer a verdade”, disse o governador do Piauí. 

Carta 

Governadores de 20 estados brasileiros também se posicionaram sobre a situação através de uma carta divulgada nesta segunda-feira (20). No documento, os gestores afirmam que o fato de o preço da gasolina ter subido mais de 40% sem que os estados tenham aumentado o tributo “é a maior prova” de se tratar de um problema nacional.

Facebook