Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Geral

Ex-ministro João Henrique Sousa é o mais novo cidadão picoense

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal, mediante proposta do ex-vereador Titico Barbosa

16/10/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-3c146cab9d3190d6b3.jpg Familiares do ex-vereador Titico Barbosa entregam título a João Henrique (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-3c146cab9d3190d6b3.jpg Familiares do ex-vereador Titico Barbosa entregam título a João Henrique (Foto: Gelimar Moura)

Da Redação

O ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, atual secretário municipal de Planejamento de Teresina, recebeu na noite de ontem, sexta-feira (15), o Título de Cidadania Picoense, honraria concedida pela Câmara Municipal.

A proposição foi apresentada pelo ex-vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico Barbosa, que faleceu em outubro de 2012, aos 41 anos, vítima de assassinato, enquanto comemorava sua vitória nas eleições daquele ano. Confira Àlbum!

Durante seu discurso, João Henrique Sousa, mencionou as boas recordações ao lado do ex-vereador Titico, além dos serviços prestados enquanto ocupou cargos federais, estaduais e municipais. “Eu e o saudoso vereador Titico tínhamos uma grande amizade. Não era um conhecido que pouco via, mas alguém que eu podia chamar a qualquer momento. Era um amigo de verdade! Hoje, mais que um título, celebro a amizade” – comentou. “Isso me emociona, pois em todos os cargos que ocupei, busquei proporcionar ao meu Piauí desenvolvimento e posição de destaque no Brasil. Como ministro, trabalhei por estradas que facilitassem o avanço de nossos municípios, como essa que trafeguei enquanto me deslocava a Picos hoje (Br 316). Hoje colaboro diretamente com Teresina, ao lado do prefeito Dr Pessoa. Essa homenagem, eu reforço, eu dedico de alma e coração ao eterno vereador Titico”, falou emocionado o mais novo cidadão picoense, que esteve ao lado da esposa Michelle Alves Sousa. 

A solenidade foi prestigiada por familiares de Titico, como o atual vereador Pedro Feitosa Pio, a viúva Joana Darc, as filhas Vívian e Ana Raquel; além de outros familiares. “Esse é um momento de emoção para nossa família e a todos os admiradores do nosso eterno vereador Titico. Um amigo de João Henrique e, assim como nós, reconheceu em vida e reconhecemos hoje os relevantes serviços do ex-ministro. Nosso homenageado representa a gente de todo o Piauí e, por isso, é tão merecido este título”, disse Pedro Victor, um dos sobrinhos do ex-vereador Titico.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Casa, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, com a participação dos vereadores Pedro Pio, Dalva Mocó, Gilson Nunes, Evandro Patury, Toinho de Chicá, Maté e Irmão Zé Luís. “Picos e o Piauí sempre receberam bons investimentos com a atuação de João Henrique e temos certeza que esta homenagem é mais que merecida e um desejo do Titico, hoje representado aqui pela sua família”, expressou o vereador Chaguinha.

Marcaram presença na solenidade o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o ex-prefeito de Picos e conselheiro do TCE, Kleber Eulálio; o deputado estadual Severo Eulálio, o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), João de Deus Duarte, o Pessoinha, o ex-secretário de Saúde, Júnior Santos, advogado Agrimar Rodrigues, como também uma caravana de Jaicós, liderada pelo vereador Benedito Alencar e o ex-vereador Chico Tauá, além de membros da Secretaria Municipal de Planejamento de Teresina, representada pelo coordenador de Concessões e Parcerias, Júlio Rodrigues de Brito Filho.

“Picos tem muita gratidão a este grande homem João Henrique e isso é algo que atravessa todo o Piauí. Um homem de trabalho relevante. Um político respeitado e de uma educação ímpar. Somos felizes por tê-lo como cidadão picoense. Um dos nossos, a partir de hoje”, concluiu o prefeito Gil Paraibano.

Fonte: Ascom João Henrique
Edição e acréscimo de informações: João Paulo Leal

Facebook