Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Aroeiras do Itaim realiza Semana de Prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero

17/10/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8a0eaff3a9745e62d2.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-8a0eaff3a9745e62d2.jpg (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Aroeiras do Itaim, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu de 11 a 15 de outubro, a "Semana de Prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero". A iniciativa integra a Campanha Nacional do Outubro Rosa, que alerta sobre a prevenção contra esses tipos de doenças no público feminino.

Durante a Semana, foram ministradas palestras informativas na Unidades Básica de Saúde, coleta de exames preventivos e de mamografias.

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 14 coletas, porém nesse mês de outubro a Prefeitura Municipal disponibilizou 50 coletas na rede privada ampliando a cobertura.

Em se tratando das mamografias e ultrassonografias, estão sendo solicitadas pelos médicos do Programa Saúde da Família.

“Até o momento foram coletados 37 exames preventivos ao câncer de colo de útero, mas estaremos durante todo o mês de outubro coletando de forma intensificada para que abranja o máximo possível de mulheres do município com vida sexual ativa”, destacou a enfermeira Lucélia Macêdo, responsável pelo setor de prevenção do câncer de colo de útero no município de Aroeiras do Itaim.

 

"A qualidade da saúde feminina é muito importante e tem sido algo em que a Secretaria de Saúde tem dado muita atenção no tocante ao exame preventivo (papanicolau), orientações do auto exame e ensinamento dos cuidados básicos. O exame preventivo é muito importante, pois possibilita uma série de diagnósticos antes mesmo da evolução permitindo assim maior sucesso no tratamento do câncer de colo de Útero. Assim, estamos intensificando as estratégias afim de abranger os cuidados ao máximo de mulheres e quebrar tabus e negligências ainda existentes. A nossa principal meta é levar saúde para nossas mulheres", pontuou o secretário.

Facebook