Picos(PI), 18 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Educação de Simões lança projeto que visa alfabetizar crianças na idade certa

02/11/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6934097af335b7fcd3.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-6934097af335b7fcd3.jpg (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta segunda-feira, 1º de novembro, no Auditório do CEM, o lançamento do PRO Alfabetização na Idade Certa, e ainda, realizou a primeira formação do referido programa.

Após a formação da mesa de honra e a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi exibido um vídeo institucional do programa PRO Alfabetização na Idade Certa, e dada as boas-vindas para os participantes, pela secretária municipal de educação, Íris Elaine Dantas.

Logo após, a aluna Maria Fernanda, da creche Municipal Raimunda Félix, declarou o poema “As Borboletas” de Vinicius de Morais.

Em Simões, o PRO Alfabetização será conduzido pela coordenadora Elayne Lima e pelas formadoras Eneyde Oliveira e Erineide Lima.

“O Governo do Estado lançou o PRO Alfabetização e mesmo com a nossa educação tendo avançado muito, abraçamos este programa que sem nenhuma dúvida estará alfabetizando as nossas crianças até os 07 anos de idade. Contamos com uma coordenadora e duas formadoras competentes que foram escolhidas através de teste seletivo pela Secretaria Estadual de Educação, onde sabemos da preocupação e valorização que elas dispõem para a educação de nosso município. Confiamos plenamente nelas e nos nossos educadores que irão desenvolver as atividades deste programa”, disse o prefeito José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses).

Já a secretária de educação lembrou que o objetivo da gestão municipal é tentar recuperar a aprendizagem dos alunos, que tiveram segundo ela, o aproveitamento da aprendizagem comprometido em razão da pandemia. “O prefeito Zé Ulisses está nos dando total apoio e com isso iremos juntos trabalhar em prol da alfabetização de nossas crianças na idade certa”, destacou.

Em seu discurso, a vice-prefeita afirmou que o PRO Alfabetização é um belíssimo projeto que foi abraçado pela Secretaria de Educação de Simões. “Eu já fui alfabetizadora e não é fácil alfabetizar, mas é muito gratificante. Que vocês tenham muito amor, carinho, sabedoria e paciência para com estas crianças. Boa sorte a cada um e o meu abraço”, ressaltou Claudeir Feitosa se dirigindo aos professores.

Estiveram também presentes a primeira-dama e atual secretária de saúde, Isamária Dantas; o secretário de Administração, Edilberto Abdias; o Chefe de Gabinete, Magno Dantas; os vereadores Francisco Ângelo e Gilson Cândido; professores do Ensino Infantil e dos 1º e 2º Anos do Ensino Médio, e ainda, dirigentes de escolas.

O PRO Alfabetização é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Fonte: Folha Atual

Facebook