Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Polícia

Operação Vetus apura denúncias de maus-tratos a idosos no Piauí

19/11/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-135915489d4bdc28b8.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-135915489d4bdc28b8.jpg (Foto: Reprodução)

A Delegacia de Proteção ao Idoso da Polícia Civil do Piauí finalizou, nesta quinta-feira (18), a Operação Vetus II. Desde o dia 18 de outubro os policiais da especializada participam da ação, que foi deflagrada nacionalmente pelo Ministério da Justiça, e combate crimes praticados contra pessoas idosas em todo país. 

A delegada Daniela Barros informou ao Cidadeverde.com que, no período, 105 denúncias de maus-tratos a idosos foram apuradas pelas equipes policiais em Teresina e região metropolitana. Não houve prisões, mas alguns casos devem se transformar em inquérito policial.

Segundo balanço parcial da operação, mais de 65 idosos em situação de vulnerabilidade foram atendidos em cerca de 82 diligências. Ao todo, 22 policiais em 17 viaturas participaram da ação. 

“Houve dois casos que serão apurados. É uma situação que merece ser melhor apurada. Suspeita de apropriação e desvio de proventos do idoso”, disse a delegada. 

Para a titular da Delegacia do Idoso, operações como esta facilitam a verificação de denúncias de idosos que, muitas vezes, não podem se locomover até uma unidade policial.

“A importância da  operação se dá em ir “in locu” verificar os fatos,  pois em muitas situações,  seja por limitações físicas e vulnerabilidade,  o idoso vítima não tem condições de procurar ajuda e denunciar ele próprio a situação a que está submetido. A operação Vetus está em sua segunda edição.  Devido ao enorme alcance e resultado obtido com a operação do ano passado,  foi realizada este ano novamente.  O foco são as verificações de denúncias de violênciae mais tratos a idosos,  recebidas por canais locais e disque 100″, acrescenta.

Para fazer denúncia de crimes contra idosos, a população pode acionar o Disque 100, aplicativo Salve Maria, site da Polícia Civil ou formulários próprio da delegacia.

Os dados finais da operação ainda estão sendo levantados e serão divulgados pela Polícia Civil do Piauí.

 

Fonte: Cidade Verde

Facebook