Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Nacional

Conta de energia vai continuar pesando no bolso do consumidor em 2022

13/01/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-a048d91963120cca84.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-a048d91963120cca84.jpg (Foto: Reprodução)

A conta de energia deve continuar alta ao longo de 2022 pesando no bolso de boa parte dos consumidores brasileiros. Isso porque a bandeira de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos, continuará vigente até abril de 2022, exceto para os consumidores beneficiados com a Tarifa Social de Energia Elétrica. Neste mês de janeiro, a bandeira para esse grupo é a Verde, que não traz custos para o consumidor.

A bandeira Escassez Hídrica foi criada por determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), estabelecida pela Medida Provisória nº 1.055/2021, com o objetivo de custear o acionamento excepcional de usinas térmicas e a importação de energia e equilibrar as receitas e despesas da Conta Bandeiras até abril de 2022.

Nesta quarta-feira (12), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o calendário de acionamento das bandeiras tarifárias para este ano. A próxima bandeira a ser conhecida é a do mês de fevereiro, que será divulgada em 28 de janeiro e valerá para os consumidores com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Calendário de divulgação das bandeiras tarifárias | FOTO: Aneel
Calendário de divulgação das bandeiras tarifárias | FOTO: Aneel 

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando ao consumidor reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios. Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária. Confira aqui mais informações sobre o sistema de bandeiras tarifárias.

Fonte: Meio Norte

Facebook