Picos(PI), 23 de Abril de 2024

Matéria / Polícia

Golpe no Instagram usa venda de produtos usados para roubar dinheiro

Criminosos convencem usuários a fazer transferências via Pix para reservar a suposta mercadoria

18/01/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-8e135837e21c973de6.jpg (Foto: Picos 40 Graus)
P40G-IMG-8e135837e21c973de6.jpg (Foto: Picos 40 Graus)

Se você usa o Instagram já deve ter percebido postagens sobre o roubo de contas na rede social. A prática tem se tornado comum em todo o país.

Após hackear a conta, os criminosos postam fotos de produtos usados, que em sua maioria são eletrodomésticos, com um valor bem abaixo do cotado no mercado.

Para realizar a compra, os mesmos convencem as vítimas a fazer um deposito via Pix para reservar a mercadoria.

Em Picos, muitas contas tem sido alvos dos criminosos, no começo as contas mais atingidas eram a de pessoas ou empresas que tinham um grande número de seguidores. Contas de médicos, restaurantes, lojas já foram utilizadas para realizar o golpe.

O ponto de partida para o golpe é uma ação de phishing. Criminosos criam perfis falsos de hotéis e restaurantes populares no Instagram e abordam os usuários por mensagem direta (DM), oferecendo promoções. Para ganhar os prêmios, porém, é preciso fornecer o número do celular e clicar em determinado link, que é usado pelos golpistas para capturar as credenciais da conta. Quando a vítima se dá conta da fraude, já não tem mais acesso ao perfil.

O Picos 40 Graus buscou o delegado do 1º Distrito Policial de Picos, Petrônio Henrique. De acordo com ele, apesar de ser um crime que está se popularizando o registro de ocorrências tem sido pequeno.

 

  

Facebook