Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Sussuapara promove campanha de prevenção ao câncer de colo de útero

O mês atual marca um período de atenção especial à saúde da mulher, que é o Março Lilás

31/03/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-3219241a9a2d107974.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-3219241a9a2d107974.jpg (Foto: Divulgação)

Da Redação

O mês de março marca um período de atenção especial às mulheres no município de Sussuapara. O dia D da campanha Março Lilás aconteceu na manhã de ontem, dia 30, na Unidade Básica de Saúde de Tamboril, zona urbana do município, numa ação que contou com a participação da secretária de Saúde, Rayla Nascimento, da enfermeira da UBS, Marionete Luz e demais profissionais de saúde daquela unidade.

O Março Lilás é uma campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que tem como objetivo conscientizar e estimular a população para os cuidados de prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. 

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Sabemos que a prevenção e alguns cuidados podem evitar esta doença. Portanto, ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou ainda mais as ações desenvolvidas durante o ano em nossas unidades de saúde, voltadas à saúde da mulher” – destacou a secretária de Saúde, Rayla Nascimento.

PREVENÇÃO
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer é que, na grande maioria das vezes, ele pode ser evitado.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau) deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
 
Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

Com informações do CONASS
 

Facebook