Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Saúde

Exercícios físicos previnem transtornos mentais em mulheres, aponta estudo

29/04/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-88432a1a4f35c49386.jpg (Foto: Pixabay)
P40G-IMG-88432a1a4f35c49386.jpg (Foto: Pixabay)

Já está comprovado cientificamente que as mulheres têm maior probabilidade de desenvolverem transtornos mentais. Um estudo mostrou como os exercícios físicos podem contribuir com a melhora desses problemas.

Segundo o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, são inúmeros os motivos pelos quais as mulheres tendem a desenvolverem transtornos mentais, como dupla jornada de trabalho, diferenças biológicas, ciclo menstrual e menopausa, além de questões sociais como falta de escolaridade, de estabilidade financeira, desigualdade e a violência.

“Nessa relação de motivos incluímos a pandemia provocada pelo vírus da Covid-19. Ela trouxe a necessidade da população se isolar, o que também contribuiu para intensificação no surgimento de transtornos”, acrescentou o especialista.

O estudo traz ainda que as chances de uma mulher desenvolver ao longo da vida algum tipo de transtorno mental e de comportamento são 1,5 vezes maiores do que as de um homem.

“Entre esses transtornos estão estados depressivos, mudanças de humor, transtornos alimentares, ansiedade, euforia exacerbada, fobias e transtorno dissociativo com perdas da memória, mudanças na consciência e uma perda da noção da própria identidade”, detalhou o neurocientista.

Além de opções como uso de medicamentos e terapias, a pesquisa também sugere como forma complementar de tratamento ou prevenção dessas doenças da mente, a prática de exercícios físicos. Essa prática melhora o funcionamento do corpo, regula o sono, desenvolve as funções cognitivas, traz sensação de bem estar, aumenta a autoestima da mulher.

“Exercícios físicos ajudam a prevenir uma grande quantidade de doenças mentais, além de terem efeitos terapêuticos em diferentes grupos de transtornos mentais como ansiedade, transtornos de humor e alimentares, esquizofrenia e uso de substâncias”, afirmou o especialista.

Entre as atividades físicas sugeridas no estudo estão exercícios aeróbicos, por exemplo, caminhada, corrida, pedalar, subir e descer escadas, pular e a prática de yoga.

 

Cidade Verde

Facebook