Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Superintendente da Sesapi alerta sobre surto de dengue

18/05/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-008d45a5849c5f9066.png (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-008d45a5849c5f9066.png (Foto: Reprodução)

Apesar da falta de reagentes para testagem, o número de novos diagnósticos de dengue e chikungunya segue em alta no Piauí. O alerta é do superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, que explica que os diagnósticos seguem acontecendo de forma clínica. Ele destaca que a orientação é que a população procure o médico a partir dos primeiros sintomas

“Ainda estamos em um momento de surto. Temos casos aumentados. É só chegar nas unidades de pronto atendimento, nas unidades hospitalares, que a gente observa que a sintomatologia é muito característica das arboviroses. Seguimos fazendo a vigilância. já convivemos coma dengue há mais de 30 anos, então as equipes médicas estão preparadas para que possamos conduzir esses pacientes da melhor forma possível”, destacou.

O superintendente destaca ainda que o Piauí segue com os critérios estabelecidos para a realização dos testes, com prioridade para gestantes, pacientes internados com sintomas graves e mortes por suspeitas de dengue. 

“O exame é sim muito importante para que possamos identificar a dengue, Zika e a chikungunya. Mas não é por falta do exame que a população não vai ter um atendimento de qualidade nas unidades de saúde. os nossos profissionais estão aptos a identificar clinicamente”, reforçou Herlon Guimarães. 

Testes

Os reagentes para testagem da dengue estão em falta em todo o Brasil. O insumo só pode ser adquirido pelo Ministério da Saúde, que é responsável por fazer a distribuição a estados e municípios. 

Segundo o ministério, a previsão é que um novo lote do material chegue ao Brasil somente no mês de junho. 

 

Cidade Verde

Facebook