Picos(PI), 24 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Câmara de São José discute combate à dengue e ao abuso sexual de crianças

Representantes da Secretaria de Saúde e dos Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente foram convidados para o debate

21/05/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-2e40c4943dc75978ab.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-2e40c4943dc75978ab.jpg (Foto: Gelimar Moura)


Por João Paulo Leal – Da Redação

Em sessão realizada na noite de ontem, sexta-feira (20), a Câmara Municipal de São José do Piauí discutiu amplamente a respeito do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

Presidida pelo vereador Edilson de Moura Bezerra Cavalcante, a sessão contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente que, como convidados, explanaram sobre as duas temáticas junto aos parlamentares.

A presidente do Conselho Tutelar, Vilanete Pacheco ao fazer uso da tribuna, destacou que a eficiência na prevenção e repressão do abuso e da exploração sexual não depende apenas do trabalho articulado dos entes estatais, mas também de toda a sociedade e das famílias, especialmente no que diz respeito à adoção de providências quando se verificam tais violações de direitos. “Temos que ficar sempre alerta para garantir a dignidade e o respeito de nossas crianças e adolescentes e por isso todos são chamados a participar” – enfatizou. 

O presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Eduardo Francisco de Sousa, defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas a coibir crimes de violência sexual e citou como exemplo o importante trabalho do conselho tutelar. “Muitos lembram das condições precárias, inclusive financeiras, de quem atuava como conselheiro tutelar no passado. Tivemos muitos avanços, mas a luta é permanente” – comentou, ao tempo que elogiou o presidente da Casa, Edilson Cavalcante, por abrir espaço para as discussões.

Em seguida, a chefe do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Elisonete de Sousa Cruz, disse que sua equipe tem se empenhado no combate ao mosquito transmissor da dengue e chikungunya, intensificando as ações educativas e conscientizando a população sobre a importância de manter os cuidados contra o Aedes aegypti. A assessora da Secretaria de Saúde, Iasmim Leal, reforçou dizendo que entre as várias ações, a pasta firmou parceria com um laboratório particular para o diagnóstico dos casos.

Os vereadores presentes na sessão fizeram suas considerações sobre cada tema e ainda apresentaram suas sugestões. O presidente da Câmara, Edilson Cavalcante, agradeceu a todos que participaram das discussões e disse que a Casa continua aberta para debater os principais temas da sociedade de São José do Piauí.

PAUTA
Dentro da pauta da sessão ordinária de ontem, foi aprovado um projeto de lei de autoria do vereador Josiel Mendes que cria o Dia Municipal da Juventude, a ser comemorado na segunda sexta-feira do mês de novembro, quando também se comemora a noite cultural. Também foi apresentado o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023, que que segue para as comissões técnicas.

Facebook