Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Paquetá promove diversas atividades durante Semana do Meio Ambiente

06/06/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-cf350caf9388a1abe9.jpg (Foto: Edson Costa e Messias Produções)
P40G-IMG-cf350caf9388a1abe9.jpg (Foto: Edson Costa e Messias Produções)

A Secretaria de Meio Ambiente de Paquetá, em parceria com a Prefeitura e demais Secretarias, realizou entre os dias 31 de maio a 05 de junho, a comemoração da Semana do Meio Ambiente.

Com o tema: “A Humanidade Habita em Você: População Paquetaense cada vez mais unida no combate aos impactos Ambientais”, diversas atividades foram desenvolvidas no decorrer da semana.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, atividades foram desenvolvidas nas escolas municipais com crianças de Creche ao Fundamental I, chamando a atenção quanto ao desmatamento, queimadas, desperdício de água, reciclagem, poluição e reflorestamento.

Na quinta-feira, 02 de junho, foi realizada a 1ª Caminhada Ecológica, sendo mais uma ação voltada ao ICMS Ecológico do Paquetá do Piauí.

Momento da Caminhada Ecológica

Essa ação teve a participação dos alunos de "Creche ao Ensino Fundamental I e os Adolescentes do NUCA''. Os mesmos fizeram o percurso pelas principais ruas da cidade, com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a grande importância para com a nossa mãe natureza, atuando no dia a dia por meio de ações simples e que contribuem para essa preservação do Meio Ambiente.

Adolescentes do NUCA com Rejane

Estavam presentes na Caminhada todo o corpo discente e docente da Unidade Escolar Celso Eulálio e os coordenadores da Assistência Social (CRAS).

“Através de ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram detectados alguns problemas relacionados ao meio ambiente. Em decorrência das constantes intervenções humanas, o meio ambiente vem sofrendo danos cada vez mais prejudicáveis como: Poluição, Desmatamento, Aquecimento Global, Efeito Estufa, Queimadas, Desperdício de água, Degradação do solo, Mudanças Climáticas, dentre outros”, frisou o secretário Luan Luz Nunes.

Luan Nunes, secretário de Meio Ambiente

Na sexta-feira, dia 03 de junho, foi realizado o 1° Pedal Ecológico, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Comunidade Paquetaense, saindo de frente da residência do professor José Diomar, às 7:30h com destino a zona urbana, onde os ciclistas fizeram o percurso pelas principais ruas da cidade. Os mesmos foram acolhidos no Poliesportivo com um café da manhã.

No final do Pedal Ecológico, ciclistas ganharam lembrancinhas

No local, os Biólogos José Diomar e Vicente Alves, explanaram para os ciclistas e comunidade, a importância sobre o Pedal Ecológico.

Diomar e Vicente Alves explanaram sobre importancia de andar de bicicleta

Às 14:00h deste dia 03, os alunos da Unidade Escolar Celso Eulálio e da Escola Estadual Geraldino Clévis, participaram da 1ª Gincana Ecológica, ação essa também voltada para o ICMS ECOLÓGICO do nosso município, e ainda, de jogos comemorativos nas modalidades masculina e feminina.

Equipes Vermelha e Verde disputaram gincana

“A Gincana teve como objetivo conscientizar, interagir e humanizar toda a população Paquetaense, dentre elas, crianças, jovens e adultos, sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, preservando-o, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários  para a nossa sobrevivência, como a água, alimentos e matéria-prima, pois sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. Preservar o meio ambiente é preservar a vida”, disse o professor e diálogo José Diomar.

José Diomar

O prefeito Dr. Cleyton Barros e a primeira-dama e atual secretária de educação, Elayne Rejane de Sá Barros, estiveram presentes durante a Gincana Ecológica, oportunidade em que destacaram positivamente a realização da Semana do Meio Ambiente em Paquetá do Piauí.

Prefeito e primeira-dama estiveram presente na Gincana

 

Fonte: Folha Atual

Facebook