Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Geral

Mais de 2 mil pássaros morrem misteriosamente no Piauí

05/08/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-e28e6436dcc6e5e64c.jpg (Foto: Imagem reprodução vídeo do portal P2)
P40G-IMG-e28e6436dcc6e5e64c.jpg (Foto: Imagem reprodução vídeo do portal P2)

A morte de mais de dois mil pássaros na cidade de Milton Brandão intriga os órgãos sanitários e de saúde. Há um mês, as aves vêm morrendo misteriosamente na zona rural, na localidade Catanduvas, que fica a 29km do município.

O ex-vereador Francisco das Chagas Orestes Rodrigues de Castro, proprietário do terreno, informou ao portal Cidadeverde.com que as mortes acontecem há cerca de um mês.

“Os órgãos estão investigando as causas da morte. É de fazer pena, mais de dois mil pássaros já foram mortos, ou mais. Eu creio, e é o que estou suspeitando, que seja a semente do feijão de rolinha, que se comer muito é possível uma intoxicação. Mas, as autoridades estão investigando e por enquanto não sabemos o motivo das mortes dos pássaros”, disse Orestes Rodrigues.

Segundo ele, as aves mortas são as juritis e rolinhas. A Adapi, o ICMbio e equipes da Universidade Federal do Piauí estiveram no local e coletaram amostras de sangue dos animais e  da água do local.

Orestes Rodrigues contou que ano passado a região sofreu com um incêndio de grandes proporções. “Como o inverno foi bom, as plantas produziram muitas sementes que são alimentos das aves e dos gados. Estou com cinco gados intoxicados e sendo tratado. Nunca vimos isso por aqui e acredito que seja as sementes que chamamos aqui de feijão de rolinha”, disse Orestes Rodrigues. 

 

Cidade Verde

Facebook